Sono de qualidade é fundamental para manter o equilíbrio hormonalReprodução

Olá, meninas!
Com tantas coisas que podem tirar o nosso sono, dormir bem está se tornando cada vez mais difícil! São muitas as preocupações do dia a dia, com família, trabalho, etc... Mas ter um sono de qualidade é importante para a manutenção do organismo e o equilíbrio hormonal. E para manter o peso também! Estudos comprovam a importância ao relacionar o sono com a perda de peso.
Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, descobriram que aqueles que mantinham uma noite de sono regular e sem interrupções, conseguiam se adaptar melhor a dietas e planos de exercícios físicos.
Os cientistas descobriram que os participantes com melhor qualidade de sono eram mais propensos a praticarem atividade física e em aderir dietas. Além disso, o sono inadequado foi associado à obesidade e outros problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes e depressão.

“O sono reparador é capaz de manter as taxas hormonais sob controle, fazendo com que as pessoas atinjam seus objetivos com maior facilidade”, explica Caio Signoretti, personal trainer especialista em emagrecimento.
O emagrecimento está baseado em três pilares: a alimentação, a prática de atividade física e o sono. Isso porque o sono está relacionado com o equilíbrio hormonal, que tem grande papel no emagrecimento.
“A privação de sono eleva os níveis de cortisol no organismo. E esse aumento pode prejudicar a produção de outros hormônios como a testosterona, por exemplo, que prejudica não só o emagrecimento, mas também o ganho de massa muscular”, explica o profissional.
Outro hormônio afetado pela privação de son, é a grelina, responsável pelo apetite. Sua produção desregulada pode gerar um apetite além do normal, levando a pessoa a comer mais e, ao final do dia, ter ingerido mais calorias do que o que foi gasto.

“O grande ponto, na verdade, não são as horas de sono, mas sim o período em que alguém passou de fato dormindo em um sono mais profundo, momento quando acontece o equilíbrio hormonal. Por isso, é chamado de sono reparador”, destaca o personal.