O inverno tende a deixar o couro cabeludo mais ressecado e pode aumentar a caspaReprodução

Olá, meninas!
Vocês já observaram que nos dias frios algumas pessoas apresentam caspa? O problema causa desconforto e constrangimento, principalmente para as mulheres. E muitos se perguntam se as condições climáticas, como o inverno, podem contribuir ou se apenas a alimentação e a genética que influenciam nesse problema.
A caspa é uma inflamação crônica da pele, que pode causar vermelhidão, coceira e descamação não apenas no couro cabeludo, mas também nas sobrancelhas, face e tórax. Para tirar todas as dúvidas sobre o problema, conversamos com a dermatologista Juliana Palo, confiram as dicas da especialista.
Condições climáticas influenciam na caspa?
Existe uma crença comum de que o inverno pode agravar a caspa, mas será que isso é realmente verdade? As condições climáticas podem desempenhar um papel, mas não são o único fator determinante. "O inverno tende a deixar o couro cabeludo mais ressecado, o que pode contribuir para o aparecimento da caspa. No entanto, outros fatores, como predisposição genética, estresse e hábitos inadequados de higiene, também desempenham um papel importante", esclarece a especialista.
Como tratar a caspa de forma eficaz?
Mantenha o couro cabeludo limpo, lave o cabelo regularmente utilizando produtos adequados para o seu tipo de cabelo e couro cabeludo. Evite o uso excessivo de produtos químicos agressivos e enxágue bem o cabelo para remover completamente os resíduos.
Evite coçar o couro cabeludo, coçar pode piorar a irritação e a inflamação, além de causar feridas. Mantenha as unhas curtas e evite coçar ou esfregar com força.
Use shampoos específicos para o tratamento da caspa, que contenham ingredientes como piritionato de zinco, sulfeto de selênio ou cetoconazol. Siga as instruções de uso e sempre consulte um dermatologista para um tratamento efetivo.
Uma dieta equilibrada, rica em nutrientes essenciais, pode ajudar a fortalecer o couro cabeludo e promover a saúde capilar. Consuma alimentos como frutas, vegetais, proteínas magras e ômega-3.
Quando procurar ajuda médica?
Sempre que a caspa estiver severa ou persistente, é importante procurar a ajuda de um dermatologista. Eles poderão avaliar se se trata mesmo de caspa ou outros diagnósticos diferenciais, como líquen e lúpus e prescrever tratamentos específicos, como medicamentos tópicos ou orais, dependendo da intensidade.