Gardênia peleReprodução

O outono é uma estação de transição que exige cuidados especiais com a pele. A queda da temperatura e o aumento da umidade fazem com que a cútis, que já está se adaptando às mudanças de clima, fique mais vulnerável ao ressecamento e irritações. Para garantir que a pele continue saudável e hidratada, a dermatologista Ana Carolina Sumam dá dicas específicas para a estação.

“O outono pode ser desafiador para a pele, pois a umidade relativa do ar diminui e o clima mais frio pode deixar a pele ressecada. Nesse período, a hidratação e a proteção solar devem ser intensificadas, além de alguns ajustes na rotina de cuidados”, explica a Dra. Ana Carolina. Diante disso, a dermatologista compartilha os três cuidados essenciais para manter a saúde da pele durante esta temporada: hidratação intensa, proteção solar e cuidados com a limpeza.

Preto, carioca, mulatinho: as propriedades de cada tipo de feijão

Gardênia feijãoReprodução

Embora o feijão carioca seja o mais popular na culinária brasileira, a diversidade dos grãos vai muito além. Feijões como o preto, vermelho e fradinho são opções igualmente saborosas que podem agregar ainda mais valor nutricional à sua dieta. “Apesar das diferenças em sabor, tamanho e textura, todos esses feijões são ricos em nutrientes essenciais, como cálcio, ferro, fibras e carboidratos. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda o consumo diário dessa leguminosa, essencial para uma alimentação equilibrada e uma vida saudável”, afirma a engenheira de alimentos, Ana Rachel Bernardes.

1. Feijão Preto: O preferido na preparação da famosa feijoada, o feijão preto possui um sabor encorpado e é rico em ferro. Além de ser um aliado no combate à anemia, ele também fornece fibras essenciais para a saúde intestinal.

2. Feijão Fradinho: Pequeno e de formato oval, o feijão fradinho é destaque em pratos como o acarajé. Além de ser uma excelente fonte de proteínas, ele contribui para a saúde cardiovascular graças ao seu teor de magnésio.

3. Feijão Branco: Conhecido por sua cor clara e forma arredondada, o feijão branco é uma excelente fonte de fibras solúveis, auxiliando no controle do colesterol. Ele também é rico em ferro e zinco.

4. Feijão Manteiga: Com grãos grandes e amarelados, o feijão manteiga é cremoso e ideal para pratos como a tradicional feijoada. Além de seu sabor marcante, é fonte de proteínas e fibras.