Bolos caseiros pra fazer com o coração e servir com afetoReprodução

Olá, meninas!
Tem coisa mais gostosa do que o cheirinho de bolo quentinho invadindo a casa?
Aquela fragrância doce que vem do forno é praticamente um convite pra pausa, pra um café passado na hora e, claro, pra gente se cuidar um pouquinho. E olha: não precisa ser chef, nem ter ingredientes mirabolantes — hoje é dia de bolo simples, daqueles que fazem a alma sorrir.

Começando com o clássico bolo de banana com canela, que é um verdadeiro abraço de vó. Pra fazer, você só precisa amassar 3 bananas bem maduras, misturar com 2 ovos, 1/2 xícara de óleo (ou manteiga derretida, se preferir), e depois juntar 1 xícara de açúcar, 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo, 1 colher de sopa de canela em pó e 1 colher de sopa de fermento em pó. Mistura tudo (sem frescura, pode ser à mão mesmo), coloca em uma forma untada e leva ao forno preaquecido a 180 °C por uns 35 a 40 minutinhos.
O cheirinho que sai do forno? Impossível resistir.

Agora, se a ideia é algo bem tradicional, com aquele gostinho de infância, o bolo de fubá molhadinho é perfeito. Em uma tigela, mistura 3 ovos, 1 xícara de leite, 1 xícara de óleo e 1 e 1/2 xícara de açúcar. Depois, junta 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de fubá e 1 colher de sopa de fermento em pó. Se quiser, adiciona erva-doce ou raspinha de laranja pra deixar ainda mais especial. Despeja a massa numa forma e leva ao forno por cerca de 35 minutos.
Fica macio, úmido e com aquele douradinho lindo por cima.

Pra quem ama uma vibe mais natureba e quer algo diferente, o bolo de maçã com aveia é aquele que faz sucesso sem fazer esforço. Rala 2 maçãs com casca mesmo, junta com 2 ovos, 1/2 xícara de óleo e 1 xícara de açúcar mascavo (ou demerara, se preferir). Acrescenta 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de aveia em flocos, 1 colher de sopa de canela em pó e 1 colher de sopa de fermento. Mistura bem e leva ao forno por uns 40 minutinhos.
O resultado é um bolo fofinho, com uma crostinha rústica irresistível.

E o melhor é que nenhuma dessas receitas precisa de batedeira, nem técnica difícil. É tudo no modo: misturou, assou, amou. O tempo de forno é o tempo do perfume espalhar pela casa e o coração começar a aquecer. Porque, sim, esses bolos têm essa magia de trazer aconchego — são simples, mas carregam afeto em cada colherada.

Então, que tal separar os ingredientes, colocar uma playlist gostosa, e se dar esse momento só seu? Um bolinho no forno, uma xícara de café ou chá, e a certeza de que pequenos gestos ainda têm o poder de fazer o dia mais bonito.

Curtiram as dicas? Me siga nas redes sociais (@gardeniacavalcanti) e me acompanhe ao vivo no programa Vem com a Gente, da Band Rio, sempre de segunda a sexta, a partir das 13h40.