Especialista dá dicas para cuidar da saúde bucalReprodução/internet
Segundo a Dra. Lígia Maeda, otorrinolaringologista do Hospital Paulista e super especialista no assunto, a resposta é: sim, dá pra melhorar bastante! Só não espere uma pílula mágica, tá?
“Infelizmente, não existe um remédio específico pra halitose matinal. O que funciona mesmo é manter a higiene bucal em dia, se hidratar bem, ter uma alimentação equilibrada e cuidar dos hábitos do dia a dia”, explica a doutora.
Spoiler: todo mundo tem!
“Durante o sono, o nosso corpo reduz a produção de saliva — e aí as bactérias aproveitam pra fazer a festa. Elas produzem compostos que causam aquele cheirinho nada agradável pela manhã”, diz a Dra. Lígia.
Se a sua saliva já é naturalmente mais escassa ou se tem bastante acúmulo de bactérias, especialmente na língua, a tendência é o bafo ser mais marcante mesmo.
E se nada resolver?
Se você sente que mesmo caprichando na escovação, o mau hálito volta rapidinho, vale procurar um profissional. A médica recomenda um exame chamado cromatografia gasosa com Oral Chroma, que ajuda a identificar a causa real do problema e direcionar um tratamento certinho.
Enxaguante resolve? Nem sempre!
“Alguns enxaguantes contêm álcool, o que resseca a boca e piora a situação”, alerta a especialista. Ou seja, nada de sair usando qualquer produto achando que vai dar conta do recado.
Com a idade, o cuidado precisa aumentar
Dicas de ouro da Dra. Lígia pra acordar com hálito de princesa:
- Use o fio dental, sim! Ele remove o que a escova não alcança. E por favor, não esquece da língua! Dá pra usar um raspador ou a escova mesmo, mas limpa;
- Evite alimentos "potentes" à noite: alho, cebola, temperos fortes... tudo isso pode deixar lembranças olfativas no dia seguinte;
- Hidrate-se muito: beba água ao longo do dia e antes de dormir. Boca seca é o paraíso das bactérias!;
- Reduza ou evite álcool e cigarro: eles ressecam a boca e facilitam o mau hálito. Preciso dizer mais?;
- Cuide da saúde bucal no geral: cáries, gengivite, tártaro... tudo isso pode contribuir pra halitose. Não adie aquela visita ao dentista.
No fim das contas, o beijo de bom dia pode sim continuar fazendo parte do seu roteiro romântico — sem sustos! É só cuidar direitinho, ficar de olho nos sinais e manter a rotina de cuidados sempre em dia.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.