Vocês já ouviram falar do tal “fox eyes” (olhos de raposa)? Essa tendência estética ganhou bastante atenção de novo depois de trágicos relatos envolvendo influenciadores que fizeram o procedimento, entre eles o influencer Junior Dutra, que veio a óbito após sepse no rosto.
A proposta do fox eyes é deixar o olhar mais “levantado” e levemente puxado — aquele efeito charmoso e elegante. Algumas pessoas procuram resultados permanentes, outras, temporários.
Mas, assim como em qualquer intervenção estética, os riscos estão ali — especialmente se não for conduzido por quem entende e com acompanhamento sério.
Para entender mais como funciona esse procedimento, conversei com a minha querida amiga e biomédica, dra. Gabriela Dawson, que me explicou tudinho a respeito do Fox Eyes. Confira abaixo:
Bella Hadid realizou recentemente o Fox Eyes, arrancando elogios do públicoReprodução/Internet
O que exatamente é o procedimento Fox Eyes?
O procedimento de fox eyes visa o resultado da abertura da cauda da sobrancelha.
Pode ser feito minimamente invasivo com ácido hialurônico na região de têmpora e cauda da sobrancelha, fios de sustentação espiculado, onde essas espículas devem se prender à gordura fazendo o lifting da cauda e cirúrgico.
Como ele é feito? Usa agulha, bisturi ou outra coisa?
Depende da técnica que o profissional vai utilizar. Se for ácido hialurônico é feito com uma agulha bem pequena na região da têmpora e da sobrancelha. Um produto firme e reticulado, específico pra lifting. Fios são feitos da mesma maneira. Usa-se agulhas mais calibrosas pra entrada do fio, e o cirúrgico, obviamente, que é sempre mais invasivo, com uso de bisturis e suturas.
O resultado é permanente ou só dura um tempo?
Depende da técnica e da idade do paciente. Quando é ácido hialurônico, normalmente dura de 12 a 18 meses e o arqueamento ou o resultado de fox eyes é mais sútil. Os fios de dermosustentação têm a durabilidade de até 2 anos, mas também depende do material que é utilizado na fabricação dos fios. Hoje em dia se tem fios de bioestimuladores de colágeno que têm a durabilidade de até 3 anos. Já a cirurgia tem um efeito mais duradouro: entre 10 e 15 anos.
Quais são os riscos mais comuns desse procedimento?
Todo procedimento sempre tem riscos. Desde uma complicação mais comum como uma mais grave. Tudo que colocamos dentro da face DEVE ser muito bem estéril, em ambiente limpo, com materiais esterilizados e de excelente qualidade, evitando qualquer chance de contaminação.
Os casos cirúrgicos devem ser realizados em ambiente hospitalar minimizando as complicações. As chances de infecção devem ser minimizadas na hora do procedimento. O profissional deve estar ciente de tudo isso e sempre priorizar a saúde do paciente, realizando os procedimentos com materiais de excelência, liberados pela Anvisa e em ambiente estéril .
Quais são os cuidados antes e depois de fazer o procedimento?
Antes, o cuidado é verificar se o profissional é habilitado a realizar os procedimentos. Fazer uma consulta prévia e ver a experiência do mesmo. Se informar sobre os produtos que vão ser colocados no rosto ou corpo e confiar no profissional.
O mesmo deve ter um vasto conhecimento em anatomia e experiência em procedimentos mais específicos. O acompanhamento do profissional no pós imediato é muito importante. Saber como o paciente está evoluindo é de suma importância para um resultado de excelência.
O pós deve ser seguido a risca pelo paciente com os cuidados passado pelo profissional. O uso de maquiagens antes da autorização do profissional também pode ser uma boa entrada de contaminação pela mão ou até mesmo pelo próprio pincel.
Os procedimentos minimamente invasivos são muito tranquilos e dificilmente podem gerar uma complicação, mas quando a mesma ocorre, o profissional deve estar 100% focado em saber resolver, pois o objetivo sempre é a beleza, porém não existe procedimentos que entregam beleza antes da segurança.
Curtiram as dicas? Me sigam nas redes sociais (@gardeniacavalcanti) e me acompanhem ao vivo de segunda a sexta no programa Vem com a Gente, televisionado pela Band Rio a partir das 13h40.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.