Oportunidades abrangem pessoas sem experiência comprovada em carteira de trabalhoMarcello Casal Jr./Agência Brasil
O cenário regional espelha o resultado registrado no estado do Rio de Janeiro, em que o segmento está entre os que mais criaram postos de trabalho com carteira assinada. Ao todo, pelos municípios fluminenses, foram contabilizados 6,6 mil novos empregos para na Construção nos dois primeiros meses do ano. Pelos demais municípios do estado, somadas as contratações nas demais áreas industriais, foram contabilizados 10.387 novos postos de trabalho.
“Percebemos uma retomada nas oportunidades para o segmento da Construção que, passou por período de baixa, mas tem um histórico positivo na região. A expectativa é que a formação de mão de obra qualificada para a região contribua para o desenvolvimento”, destacou o presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região, Carlos Erane de Aguiar.
Em Caxias e Região, 45% das 417 vagas ofertadas em janeiro e fevereiro de 2024 foram para atividades na Construção. Com esse resultado, o setor apresenta crescimento se comparado com o ano anterior, quando no mesmo período de 2023, o saldo de contratações foi negativo.
A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de vagas formais disponibilizado no Caged. No painel setorial estão dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores.
Unidades da Firjan SENAI oferecem cursos para o segmento da Construção pela Baixada
Nas unidades da Firjan SENAI em Nova Iguaçu e Duque de Caxias são ofertados cursos profissionalizantes gratuitos para diferentes atuações. Para atuação no segmento da Construção há, por exemplo, cursos na área de elétrica, com formação em Eletricista de Obras e Eletricista Predial. Os interessados podem se inscrever a uma das 125 vagas disponíveis no momento, para as especializações que estão com início das aulas previsto para o mês de maio.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.