Cia. de Arte Popular sobe ao palco do SESI Caxias para contar seus 27 anos na BaixadaStephany Lopez/Divulgação

Duque de Caxias - Referência máxima quando se fala em teatro na Baixada Fluminense, a Cia. de Arte Popular, de Duque de Caxias, vai celebrar nos palcos seu aniversário de 27 anos. E o melhor: contando sua própria história. Em De Repente 27, que estreia no próximo dia 02 de agosto no Teatro Sesi – Duque de Caxias, a companhia revisita seu passado, mergulha em suas memórias e leva o público a uma viagem pelo tempo, revivendo os momentos marcantes de sua trajetória e de seus integrantes.
De Repente 27 não é apenas uma retrospectiva histórica; é uma homenagem à força coletiva e à paixão que sustentaram a Companhia de Arte Popular ao longo de quase três décadas de dedicação ao teatro. Conhecida por sua capacidade de se reinventar e fazer de qualquer chão um palco para suas histórias, a companhia influenciou gerações de atores e artistas da região, colocando a Baixada Fluminense no mapa cultural do país.
Escrito e dirigido por Vinicius Baião, vencedor do Prêmio Shell de Dramaturgia, o espetáculo destaca a essência do grupo, evidenciando não apenas suas produções, mas também os desafios e as conquistas que tiveram ao longo dos anos, sem perder a leveza e o humor que lhe são característicos. Em De Repente 27, a Companhia de Arte Popular, formada majoritariamente por artistas acima dos 55 anos de idade, também combate o etarismo presente em grande parte do cenário artístico, enquanto reflete sobre as diferenças da cena teatral de ontem e de hoje construindo no palco uma verdadeira declaração de amor ao teatro.
Sinopse:
A Companhia de Arte Popular se reúne para celebrar seus 27 anos de trajetória artística. Revisitando suas próprias memórias, o grupo reflete sobre o ofício que escolheram pra si, sobre as diferenças da cena teatral de ontem e de hoje e “com muita coragem, muita bravura e muita fé” constroem no palco uma verdadeira declaração de amor ao teatro.
SERVIÇO:
DE REPENTE 27
Data: 02/08/2025
Local: Teatro Firjan Sesi – Duque de Caxias
Endereço: Rua Arthur Neiva, 100, Centro, Duque de Caxias.
Horário: 19h
Ficha Técnica:
Dramaturgia e direção: Vinícius Baião
Direção musical: Beto Gaspari
Direção de movimento : Diogo Nunes
Elenco: Cesario Candhi, Eve Penha, Pedro Lages, Francisco Farnum, Beto Gaspari e Nancy Calixto
Figurino: Flávio Souza
Visagismo: Higor Nery
Cenografia: Cia. de Arte Popular
Iluminação: Bruno Caverninha
Operação de luz: Kaylane Desidério
Direção de Produção: Cia. de Arte Popular
Produção executiva: Gabriela Estolano
Assessoria de imprensa: Caio Barbosa
Designer: Leandro Fazolla
Direção de Imagem: Carolina Godinho
Operador de projeção: Igor Borges
Fotografia: Stephany Lopez
Vídeos: Patrick Lima
Apoio: Gomeia Galpão Criativo e Instituto Cultural Cerne