Embora com mais adeptos, 17% dos entrevistados no Brasil relataram que têm comprado menos de forma online - Web
Embora com mais adeptos, 17% dos entrevistados no Brasil relataram que têm comprado menos de forma onlineWeb
Por ESTADÃO CONTEÚDO
Um levantamento da Ipsos mostra que, por causa da pandemia, os brasileiros estão optando pelas compras online e frequentando menos os comércios locais acima da média global. De acordo com a pesquisa, 47% têm comprado mais na internet desde o início da covid-19 e 36% estão comprando menos em lojas pequenas se comparado ao período pré-pandemia. Globalmente, estas taxas são 43% e 30%, respectivamente.
Embora com mais adeptos, 17% dos entrevistados no Brasil relataram que têm comprado menos de forma online, e 36% o mesmo quanto antes da pandemia.
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Além dos comércios locais, o brasileiro também tem evitado comer fora mais do que o resto do mundo - 67% dos entrevistados declararam estar indo a restaurantes locais com menor frequência do que antes, ante 63% em termos globais.
Apesar da menor frequência em espaços físicos, apenas 1 entre cada 4 brasileiros (25%) disse ter pedido mais delivery no período pandêmico. Em contrapartida, 35% estão comprando menos comida por delivery.

"Os indicadores refletem comportamentos adquiridos durante o confinamento. Comprar menos por delivery não significa que o mercado de aplicativos esteja prejudicado, pois está em plena expansão, mas sim que restaurantes que não se adequam a este novo canal perdem apelo ao consumidor. É importante que as empresas do ramo tenham uma estratégia para não ficar de fora do leque de decisão do comprador", avaliou, em nota, o diretor de negócios na Ipsos, Rafael Lindemeyer.

A pesquisa foi realizada com 20.504 entrevistados de 28 países, com idades de 16 a 74 anos, entre os dias 20 de novembro e 4 de dezembro de 2020, por meio online. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.