Receita Federal  - Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Receita Federal Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Por O Dia
Brasília - Os contribuintes já podem baixar o programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020). O programa para computador está disponível desde as 8h na página da Receita Federal na internet. 
O período de entrega começa na segunda-feira da próxima semana, dia 1º de março, a partir das 8h, e vai até o dia 30 de abril. Neste ano, a Receita Federal espera receber mais de 32,6 milhões de declarações. No ano passado, foram 31,9 milhões de declarações.
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Do total de preenchimentos, a expectativa de imposto a restituir é de 60%, 21% sem imposto a pagar e 19% imposto a pagar.
Desde o ano passado, as restituições deixaram ser pagas em sete lotes e mudaram para cinco. O primeiro lote de restituição do IR será liberado no dia 31 de maio, enquanto o segundo no dia 30 de junho. O terceiro no dia 30 de julho, o quarto no dia 31 de agosto e, por último, o quinto ficou para o dia 30 de setembro.
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Declaração Pré-Preenchida
Para a declaração deste ano, a Receita Federal anuncia uma novidade - a declaração pré-preenchida, que foi disponibilizada em 2014 apenas para usuários com certificado digital. O contribuinte inicia com a declaração preenchida com diversas informações já prestadas à Receita Federal por outras fontes. Cabe ao cidadão apenas verificar as informações, corrigindo eventuais distorções e complementando, se necessário.
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São registradas informações da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF), Declaração de Informações sobre atividades Imobiliárias (DIMOB) e Declaração de Serviços Médicos (DMED). Em 2021, um projeto piloto da Receita amplia para contribuintes que possuam conta no portal do governo federal com níveis verificado e comprovado.
A declaração pré-preenchida está disponível exclusivamente no serviço Meu Imposto de Renda, quando acessado pelo e-CAC. Porém, será possível recuperar as informações no e-CAC, salvar na nuvem e continuar nos outros meios de preenchimento. Essa funcionalidade estará disponível em 25 de março.
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A Receita também anunciou que o endereço de e-mail e o número de celular informados na ficha de identificação poderão ser utilizados para informar a existência de mensagens importantes em sua Caixa Postal do e-CAC. Para isso, acesse sua Caixa Postal no Portal e-CAc por meio do endereço gov.br/receitafederal e consulte as mensagens para manter-se informado.
O órgão informou que não envia e-mails solicitando o fornecimento de suas informações fiscais, bancárias e cadastrais, fora deste ambiente certificado.
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