Instituições financeiras poderão realizar depósitos de recursos no BC, de forma voluntária, por período predeterminado e recebendo uma taxa de remuneração José Cruz/Agência Brasil

Brasília - O Banco Central (BC) passou a aceitar, a partir desta segunda-feira, 7, depósitos voluntários de instituições financeiras, mediante remuneração. O dinheiro liberado será utilizado com objetivo de política monetária, funcionando como uma alternativa às operações compromissadas (títulos públicos).
De acordo com BC, a medida amplia a utilização do instrumento, antes restrita apenas às instituições financeiras que atuam no mercado aberto e de câmbio.
Segundo a autarquia, a medida tem como finalidade promover a utilização gradual e ordenada dos depósitos voluntários para administração de excedentes de reservas bancárias e controle da taxa de juros de curto prazo, sem impactar a dívida pública.
Atualmente, o BC administra a quantidade de moeda no sistema bancário por meio das operações compromissadas, a venda de títulos públicos com compromisso de recompra. Como esses títulos são emitidos pelo Tesouro Nacional são contabilizados na dívida bruta do país.
As instituições financeiras, por meio do referido instrumento, poderão realizar depósitos de recursos no BC, de forma voluntária, por período predeterminado, fazendo jus ao recebimento de taxa de remuneração a ser aplicada sobre o montante financeiro objeto de depósito.