Cidade de Petrópolis, na Região Serrana do RJ, fortemente atingidas por chuvas na terça-feira passada, 15Ludmila Lopes (RC24h)
Governo do Rio define novas datas para o pagamento do IPVA em Petrópolis
Proprietários de automóveis poderão pagar a segunda cota até o dia 15 de agosto, enquanto a terceira até 15 de setembro
Rio - A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-RJ) definiu nesta terça-feira, 22, os novos prazos para o vencimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) da segunda e terceira parcela dos carros com placas de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, após o temporal que atingiu a cidade há uma semana. Os proprietários de automóveis poderão pagar a segunda cota até o dia 15 de agosto, enquanto a terceira até 15 de setembro. As novas datas foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça.
O adiamento vai beneficiar donos de cerca de 60 mil veículos emplacados na cidade e visa aliviar o orçamento dos moradores do município. Não haverá incidência de juros. As datas vão valer para todos os finais de placa. O novo calendário vale apenas para veículos com placa de Petrópolis que sejam 0km, comprados até 31 de dezembro do ano passado ou usados.
No caso de quem já pagou integralmente o IPVA, os proprietários de automóveis não terão direito à restituição. Em relação aos veículos sinistrados com perda total em Petrópolis, a Sefaz-RJ informou que devem ser seguidas as disposições da Lei 2.877, de 22 de dezembro de 1997.
"Seguimos trabalhando para minimizar ao máximo os impactos provocados pelas chuvas na população de Petrópolis e medidas como essas, nesse momento, são fundamentais para amenizar os impactos da tragédia que atingiu a cidade", afirmou o governador Cláudio Castro.
Em caso de perda total do veículo por causa da chuva, o proprietário terá direito à restituição de parte do IPVA pago. Para isso, deverá informar o sinistro ao Detran, antes de abrir um processo na Secretaria de Fazenda solicitando a devolução.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.