Governador Cláudio Castro (PL) em Nova Iorque (EUA) durante encontro com representes de instituições financeirasFoto: Divulgação / SEGOV-RJ

Rio - O governador do Estado do Rio, Claudio Castro (PL) está em Nova York (EUA) cumprindo agenda esta semana com o objetivo de atrair parcerias, novos investimentos para o estado, na pauta da viagem estão reuniões com diversos representantes de instituições financeiras e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Hoje, segunda-feira(7), o governador já se encontra com representantes dos bancos BNP Paribas e Mizuho e o assunto principal é a negociação de cláusulas contratuais da Operação Delaware. O governador pretende solicitar a redução da taxa de juros, que atualmente é de 9,75% ao ano, e o alongamento do prazo de pagamento das despesas da operação, que somam hoje U $1,9 bilhão.
Estão inclusos ainda nos assuntos a serem discutidos durante a viagem, a redução do risco de default da estrutura, ou seja, evitando o acionamento do risco de gatilhos, com a liberação de US $400 milhões, atualmente retidos em uma conta de reserva no exterior.
Com isso, o governo pretende melhorar as condições de pagamento da operação, concretizada em 2014 e que antecipou receitas futuras de royalties e participações especiais do petróleo, garantindo US $2,5 bilhões ao caixa do estado à época.
“Precisamos reestruturar a Operação Delaware, que hoje está cara para o Governo do Estado do Rio. A reunião com o BNP Paribas foi muito positiva e serviu para abrir horizontes e até novos ambientes de negócios. O banco já enxerga o Rio de Janeiro que estamos construindo”, disse o governador.
Castro afirmou que “hoje, a situação política, fiscal e financeira do Rio de Janeiro é diferente, com segurança jurídica e regulatória. Por isso, precisamos aproveitar esse novo momento importante de retomada da economia e renegociar dívidas para que possamos investir em ações e projetos importantes para a população”, reforçou.
A agenda, que inclui encontro com representantes da ONU, será com com o diretor do Escritório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat), Chris Williams, e o embaixador Ronaldo Costa Filho, representante permanente junto às Nações Unidas.
A operação Delaware
A operação internacional foi estruturada pelo BB Securities (Banco do Brasil), que contratou o BNP Paribas para executá-la. Foram realizadas três tranches (divisões em contrato) no âmbito da Operação Delaware, sendo que uma vence em 2024; outra, em 2028; e a última, em 2032. De acordo com o secretário de estado de Fazenda, Nelson Rocha, a reunião de hoje foi a primeira etapa da negociação com o banco.
- Para a formalização do acordo, precisamos levar em consideração o preço do barril de petróleo e o mercado de crédito como um todo, que hoje está favorável ao Estado do Rio. Além disso, também vamos incluir a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) nas negociações. Nas próximas semanas, vamos receber também mesas de discussão sobre o assunto - detalhou Nelson Rocha.