Secretário de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Alan Turnovsky, comentou sobre a reunião que teve com governador Claúdio CastroReprodução vídeo

Rio - Após a presidente do Sindicato de Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol/RJ), Marcia Bezerra, se reunir com o secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, no prédio da Secretaria de Polícia Civil, no Centro do Rio, o responsável pela pasta confirmou que o governador do Rio, Claúdio Castro, assinou a proposta para atualização da Gratificação de Habilitação Profissional (GHP).
"Me reuni com o governador Claúdio Castro hoje [ontem], no Palácio Guanabara, onde foi apresentada a proposta de atualização da nossa GHP. Em seguida, me reuni no prédio da Secretaria de Polícia Civil com todas as entidades de classe que foram unânimes em afirmar que a proposta veio nos exatos termos combinados na última reunião há 30 dias", disse Turnowski.
O secretário de Polícia Civil disse que, na segunda e terça-feira, eles estarão na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para pedir que o projeto de lei seja pautado e aprovado até sexta-feira que vem. "Polícia Civil nós temos nosso trabalho reconhecido e valorizado. Assumimos o compromisso novamente perante a sociedade de combater o crime organizado", disse ele.
Marcia acredita que a mobilização dos policiais civis na reunião no Club Municipal, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, que ocorreu na quarta-feira (9), onde mais de 800 policiais compareceram e mais de 400 agentes participaram da transmissão online, foi significativa e que a união mostrou para o governo o quanto a categoria é forte.
Ela lembra que, na reunião, além dos esclarecimentos do processo da questão salarial foi falado sobre outras lutas da atual gestão, que são o aumento no auxilio alimentação e no vale transporte. Marcia destacou também que o objetivo do sindicato é fazer com que todos os policiais, de variados cargos, se unam e façam parte do Sindpol.
"Precisamos trazer para a discussão representantes de todos os cargos. O objetivo geral é estarmos fazendo do Sindicato um local de participação de todos os policiais civis mostrando uma polícia forte e unida em todas as demandas da categoria", disse ela.
Também nesta semana o governo sofreu pressão após um protesto realizado na quinta-feira, 10, pela categoria. Os policias civis protestaram pela atualização da gratificação após, em dezembro do ano passado, a Alerj aprovar o Sistema de Proteção Social dos Militares, que liberou, em média, atualização na Gratificação de Regime Especial de Trabalho (Gret) de policiais militares e bombeiros. 
O diretor jurídico do Sindpol, Reinaldo Reis, afirmou que a categoria visava uma isonomia entre as forças da área de segurança. "O governo deu aumento entre 28% e 30% para PMs e bombeiros por conta da lei de proteção social e a policia civil resolveu pleitear a alta de benefícios para os agentes", disse ele.
Segundo Reis, a atualização no GHP pode variar de 10%, 15% e até 30%. "Nós temos o máximo de 30% da gratificação dadas aos delegados que tem curso superior de polícia", afirmou ele.