RJ Digital: Governo do Rio lança portal com mais de 1,3 mil serviços disponíveis à população; Veja como usar
Cidadão poderá acessar no mesmo site informações sobre o IPVA, abrir empresas e fazer reclamação junto ao Procon-RJ, entre outros serviços. Iniciativa foi inspirada em modelo usado pelo governo da Estônia
Governo do Estado lança Programa RJ Digital com mais de 1,3 mil serviços disponíveis à população
- Divulgação/Rafael Campos
Governo do Estado lança Programa RJ Digital com mais de 1,3 mil serviços disponíveis à população
Divulgação/Rafael Campos
Rio - Um portal com mais de 1,3 mil serviços integrados foi lançado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira (3). Com o novo site, a população fluminense poderá ter acesso em um só lugar a informações sobre IPVA, a abertura de empresas, fazer reclamação junto ao Procon-RJ, acompanhar o desenvolvimento do filho na escola, entre outros itens. Se o internauta for servidor público, ele ainda conseguirá acessar contracheques e informes de rendimento.
A iniciativa é a primeira ação do Programa RJ Digital e foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) em parceria com a Subsecretaria de Estado de Comunicação Social. E uma das inspirações para a sua criação foi o modelo usado pelo governo da Estônia, no Norte da Europa, reconhecido como um dos mais digitais do mundo. Na ocasião, equipes do Proderj participaram de reuniões com representantes do país europeu para trocar experiências.
"O Programa RJ Digital é importantíssimo para ampliar a eficiência dos serviços públicos, gerando economicidade para o Estado, maior nível de transparência e mais qualidade no atendimento. Hoje estamos dando um passo para o futuro", declarou o governador Cláudio Castro durante o evento de lançamento, realizado no Museu de Arte do Rio (MAR), na Zona Portuária.
Já o subsecretário de Estado de Comunicação Social, Igor Marques, explicou que o principal conceito do novo portal é trazer uma linguagem simples, com os serviços integrados em um único local, para que o cidadão consiga encontrar exatamente o que precisa para resolver suas necessidades. "Além disso, o site continuará sendo uma importante fonte de notícias sobre as ações do governo do estado", complementou.
Como utilizar o site
Com nova identidade visual, o portal contará com área personalizada, na qual o cidadão entrará com seu login do “gov.br”, plataforma digital de relacionamento do cidadão com o governo federal.
Por meio desse canal, o internauta vai acessar serviços já customizados para ele, ou seja, um conjunto de informações atualizadas sobre todos os serviços oferecidos pelo poder público.
No novo portal, o cidadão também poderá avaliar todos os atendimentos, o que permitirá o aprimoramento por meio do redesenho de processos. É importante ressaltar que o cidadão continuará podendo solicitar os serviços de forma presencial.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.