Prefeitura do Rio de Janeiroreprodução

Pelo terceiro dia consecutivo, os sistemas da Prefeitura do Rio continuam fora do ar. O datacenter da administração municipal foi invadido por um ataque hacker na madrugada desta segunda-feira (15). O caso é investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).
Por conta da ação criminosa, o Portal da Prefeitura e o Carioca Digital foram retirados do ar, de forma preventiva, para preservação dos dados. Entre os serviços afetados, estão os utilizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para a realização de inscrição do CadÚnico, que está suspenso por prazo indeterminado. 
Os sistemas fazendários como arrecadação de IPTU e de emissão de nota fiscal, pagamento de ITBI e demais serviços também estão fora do ar. A Secretaria de Fazenda e Planejamento esclarece, ainda, que a arrecadação não deve ser afetada pelo período de paralisação. Já os contribuintes de ISS que utilizam o sistema da Nota Carioca podem emitir um Recibo Provisório de Serviço (RPS), obtido virtualmente ou em papelarias, e realizar a substituição posteriormente.
A falta de funcionamento do Nota Carioca, por meio do qual diversos empreendedores emitem notas fiscais, afetou diversas empresas, fazendo com que muitos pagamentos não possam ser realizados.
Em última nota divulgada, nesta terça-feira, 16, a Prefeitura do Rio informou que a equipe da Iplan segue trabalhando 24 horas para recuperar o Datacenter, mas ainda não há uma previsão para o reestabelecimento do sistema.