Candidato selecionado tem até as 23h59 desta terça para se inscrever no curso de formaçãoRafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou, nesta segunda-feira, 11, 250 aprovados no último concurso público para técnico do seguro social para a segunda turma do curso de formação e mais 48 remanescentes da primeira turma. A matrícula será efetuada no site do Cebraspe para matrícula no CF até as 23h59 desta terça, 12. 

O curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, será realizado em Brasília (DF), de 3 de janeiro até 2 de fevereiro. Com carga horária de 180 horas presenciais, em tempo integral, no turno diurno. O candidato matriculado receberá de auxílio financeiro 50% da remuneração do cargo, hoje em R$ 5.905,79.

O concurso teve mais de 1 milhão de inscritos e sua validade vai até maio de 2024. Confira se o seu nome está na relação publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Documentos para matrícula

- Comprovação da conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico;
- Documento de identidade e CPF;
- Título de eleitor com comprovante de votação na última eleição e(ou);
- Justificativa de não-votação, em ambos os turnos, se for o caso;
- Comprovante de quitação com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino
declaração do curso de formação devidamente preenchida.

Funções do cargo

Os técnicos do seguro social são responsáveis por atender o público; assessorar os superiores hierárquicos em processos administrativos; realizar atividades inerentes ao reconhecimento de direitos previdenciários e outros sob a responsabilidade do INSS; realizar atividades relacionadas a instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos.

Os novos servidores também vão realizar estudos, pesquisas e levantamentos de informações; e elaborar minutas de editais, contratos, convênios e atos administrativos e normativos, entre outras funções.