Syone Figueiredo falou sobre as demandas da TBG por itens e serviços Divulgação/Firjan

O programa Rede de Oportunidades para Fornecedores (RdO Fornecedores) da Firjan Senai Sesi promoveu sua 17ª edição, desta vez, em parceria com a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG). Em encontro realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) na terça-feira, 25, a empresa-âncora falou sobre sua atuação e apresentou seu portal de compras e os requisitos para as empresas participarem dos diferentes processos de contratação.

A TBG é responsável pela operação e entrega do gás boliviano. Sua infraestrutura vai de Rio Grande, na Bolívia, até Canoas, na Grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e conta com 17 estações de compressão ao longo do duto de transporte.

Gerente de Projetos de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan, Thiago Valejo ressaltou as oportunidades surgidas também entre as empresas, a partir da interação nas sessões do RdO Fornecedores. Ele destacou o propósito do programa em aproximar e levar a conhecimento do público as demandas dos grandes players, entregar relatórios individualizados para as empresas associadas ao Sistema Firjan e apoiar na capacitação das empresas fornecedoras com as soluções do Senai Sesi.

Já o especialista de Petróleo, Gás, Energias e Naval da federação, Felipe Siqueira, apresentou os principais resultados alcançados ao longo dos últimos três anos do RdO Fornecedores. O programa já mapeou mais de mil oportunidades relacionadas às demandas informadas pelas empresas-âncoras.

Ao apresentar a metodologia de trabalho do RdO Fornecedores, Siqueira lembrou que já foram identificados mais de 29 mil itens de fornecimento de bens e serviços potenciais, identificados como convergentes com as demandas. Ele também colocou à disposição dos associados da federação a possibilidade de consulta à base.

TBG e Semapi
A gerente de Suprimentos da TBG, Gleyce Ramos Lopes, apresentou a empresa e o processo de compras para os participantes do evento. Com mais de 2.500 quilômetros de dutos, a transportadora de gás natural tem uma diversidade de compras com foco maior na parte de serviços, parte do encadeamento de empresas associadas à Firjan CIRJ. Segundo a gerente, por se tratar de uma empresa de capital misto, os requisitos de compras seguem as determinações vigentes na Lei 13.303/2016, a Lei das Estatais.

Syone Figueiredo, coordenadora de compras e contratações da TBG, reforçou os tipos de oportunidades que são usualmente demandas pela empresa. “Costumamos comprar serviços terceirizados de mão de obra para manutenção predial, da faixa de gasoduto e administrativo, obras de engenharia, compras de materiais diversos, sobressalentes, serviços na área ambiental, frete, entre outros”, afirmou.

Responsável por desenvolver o portal de compras próprio da TBG, a Semapi, representada por seu gerente de Operações, Gustavo Pexirile, e o gerente da Unidade de Negócios, Fábio Castro, explicaram o passo a passo de como os potenciais fornecedores devem acessar o portal de compras da TBG.

Após as apresentações, os fornecedores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas em mais de 50 reuniões individuais com a área de suprimentos e com o portal de compras da companhia, além de participarem de networking entres seus pares da cadeia produtiva.