Ramon Menezes realizou a primeira convocação da seleção brasileira para o ciclo de 2026Thais Magalhães/CBF

Rio - O técnico Ramon Menezes convocou a seleção brasileira para o primeiro amistoso do ciclo da Copa do Mundo de 2026. Na lista do treinador interino, nove nomes foram convocados pela primeira vez, enquanto outros 11 estiveram no Mundial do Catar, em 2022. 
A renovação da seleção brasileira é uma das metas para o próximo ciclo. Nomes consolidados como Alisson, Danilo e Alex Sandro ficaram de fora, assim como jovens em afirmação como Bruno Guimarães e Gabriel Martinelli. Já Thiago Silva, Gabriel Jesus e Neymar não foram chamados por lesão. 
Entre as novidades, os destaques são os meias André (Fluminense), Andrey (Vasco) e João Gomes (Wolverhampton), além do meio-campista Raphael Veiga e do atacante Rony, do Palmeiras. Outro nome de destaque entre os estrantes é o atacante Vitor Roque, do Athletico.
"O André vem tendo uma performance muito boa no Fluminense. É um jogador muito inteligente, que faz primeiro homem e zagueiro, tem uma técnica muito boa. O João Gomes, estamos trazendo por tudo o que fez no Flamengo. É um processo de adaptação lá fora, mas já fez gol e vem muito bem. O Andrey é um jogador muito promissor", disse Ramon. 
"Quando cheguei na CBF, sempre disse que era uma geração muito promissora. Fomos para uma competição muito dura (Sul-Americano sub-20), e colocamos na cabeça dos jogadores que seria um torneio muito difícil, muito competitivo. Talento a gente tem de sobra. E nessa função específica, que é de volante", completou. 
Nomes como Andrey e Vitor Roque trabalharam com Ramon Menezes durante o Sul-Americano sub-20, assim como o lateral Arthur, do América-MG, que também foi convocado. Ao todo, são cinco nomes que estiveram no torneio com o treinador. Os outros estreantes da lista são o goleiro Mykael (Athletico) e o zagueiro Robert Renan (Zenit-RUS). 
"Ajuda em todos os aspectos. São jogadores que já conhecem o trabalho, têm o entendimento daquilo que gostamos. Eles estão representando todo o grupo do Sul-Americano, mas não só por isso. A qualidade deles, a performance deles em seus clubes, por isso que fazem parte da seleção brasileira", finalizou Ramon. 
O primeiro desafio da seleção brasileira após a Copa do Mundo de 2022 será o amistoso contra Marrocos, no próximo dia 25 de março, em Tanger. É a primeira partida do ciclo para o Mundial de 2026. O técnico interino Ramon Menezes comandará a equipe enquanto a CBF negocia a contratação de um substituto para o lugar de Tite.