Fernando Alonso fez o tempo mais rápido do segundo treino livre no BahreinGiuseppe CACACE / AFP

A temporada de 2023 da Fórmula 1 começou. Nas duas primeiras sessões de treinos livres, as equipes mostraram o que os fãs poderão esperar da classificação, neste sábado (4), e na corrida, domingo (5), no Bahrein. A Red Bull e a Aston Martin foram os destaques das atividades desta sexta-feira (3) no circuito de Sakhir. 
Na primeira sessão de treino livre, o piloto Sergio Perez, da Red Bull, foi o mais rápido com o tempo de 1m32758. Já o bicampeão Fernando Alonso, da Aston Martin, fez o giro mais veloz do segundo treino, com a marca de 1m30s907. Nas duas atividades, o espanhol ficou na frente do atual bicampeão mundial Max Verstappen. 
Já a Ferrari foi liderada por Charles Leclerc nas duas atividades. Na primeira sessão, o monegasco foi o quinto mais rápido com o tempo de 1m34s257, enquanto na segunda foi o quarto com um giro de 1m31s367. A equipe italiana não participou ativamente dos treinos, principalmente o piloto Carlos Sainz, que chegou a rodar na curva 9. 
Assim como a Ferrari, a Mercedes também não participou ativamente e mostrou pouca coisa, mas ainda parece estar distante dos rivais. Lewis Hamilton liderou a equipe nas duas atividades e o seu melhor tempo foi no segundo treino livre com a marca de 1m31s543. George Russell foi o 11º na primeira atividade e o 13º na segunda. 
Os carros voltam para a pista neste sábado. O treino livre 3 será realizado às 8h30 (de Brasília) e, em seguida, os pilotos voltam para realizar a classificação que definirá as posições no grid, às 12h. A corrida de abertura da temporada acontece no domingo (5), às 12h, no Bahrein.