Romualdo Arppi Filho comandando a final da Copa do Mundo de 1986, no MéxicoArquivo / Internet

O ex-árbitro brasileiro Romualdo Arppi Filho morreu, neste domingo (05), em Santos, aos 84 anos. Segundo familiares, ele estava no Hospital Ana Costa para tratar de um problema renal, mas não resistiu.
"Meu pai foi e sempre será referência. Que ele seja lembrado pelo destaque no esporte e como um ser humano incrível", afirmou um de seus filhos para o portal "G1".
Romualdo Arppi Filho apitou a final da Copa do Mundo de 1986, que aconteceu no México. A partida foi entre Argentina e Alemanha, e a seleção da América do Sul venceu pelo placar de 3x2. Ao comandar esse jogo, Romualdo se tornou o segundo árbitro brasileiro a comandar uma decisão de Copa. O primeiro foi Arnaldo Cézar Coelho, que foi o juiz da final do Mundial anterior, em 1982.
Além de comandar uma final de Copa do Mundo, Romualdo também participou de três olimpíadas: Cidade do México (1968), Moscou (1980) e Los Angeles (1984). Aliás, apitou em duas decisões de Campeonato Brasileiro: 1984, vencido pelo Fluminense, e 1985, conquistado pelo Coritiba.
Após se aposentar da arbitragem, Romualdo Arppi Filho passou a viver na cidade de São Vicente como um corretor de imóveis. Ele deixa três filhos e três netos, e é considerado um dos maiores árbitros da história do futebol brasileiro.