Flamengo venceu o Vasco no último 'Clássico dos Milhões', válido pela semifinal do Carioca de 2022Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - O Clássico dos Milhões pode definir o campeão da Taça Guanabara. O líder Flamengo encara o Vasco, neste domingo (5), às 18h10 (de Brasília), no Maracanã, com a chance de conquistar o título antecipado do turno do Campeonato Carioca. O Gigante da Colina, por sua vez, tenta manter a boa fase para seguir vivo na disputa. 
Após o vice da Recopa Sul-Americana diante do Independiente del Valle, do Equador, o Flamengo reencontra a torcida no Maracanã. Será o primeiro clássico do técnico Vitor Pereira, que tenta recuperar a moral com os torcedores. Já o Vasco chega de uma sequência de três vitórias seguidas, incluindo o Botafogo e duas goleadas com quatro gols.
FLAMENGO APOSTA NO BOM RETROSPECTO
Após os fracassos na Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes e Recopa Sul-Americana, o Flamengo quer aproveitar a reta final do Carioca para se preparar para a Libertadores, que começa em abril. Buscando recuperar a moral, o Rubro-Negro aposta no bom retrospecto dos últimos anos contra o Vasco para dar a volta por cima no ano. 
Nos últimos anos, o 'Clássico dos Milhões' ficou marcado pelo domínio do Flamengo. Nos últimos 20 jogos, foram dez vitórias dos Rubro-Negros, nove empates e apenas uma vitória do Vasco - no Carioca de 2021. Nas últimas três partidas, todas válidas pelo estadual do ano passado, foram três triunfos do Mengão: 2 a 1 e duas vezes por 1 a 0.
PROBLEMAS PARA VITOR PEREIRA
Para o clássico contra o Vasco, o técnico Vitor Pereira terá dor de cabeça para escalar o time. O treinador, que ainda busca a formação ideal, não poderá contar com o centroavante Pedro, que sentiu dores no adutor esquerdo. Já o atacante Matheus Gonçalves, também com problema muscular, deve ser mais um desfalque.
Por outro lado, o meia Gerson parece recuperado das dores no tornozelo, em virtude de uma pancada sofrida na Recopa Sul-Americana. O zagueiro Léo Pereira, que sofreu uma lesão na coxa durante a disputa do Mundial de Clubes, também tem possibilidade de retornar no clássico. 
NOVA ERA NO VASCO
Após passar anos com dificuldades financeiras, o Vasco vive um novo momento. Sob o comando da SAF da 777 Partners, o Gigante da Colina investiu em peso com contratações como o atacante Pedro Raúl e o zagueiro Léo. Vivendo uma nova realidade, o Cruz-Maltino quer ditar um novo domínio no 'Clássico dos Milhões' e apagar o histórico recente. 
Desde 2017, o Vasco venceu o Flamengo apenas uma vez. São quase dois anos sem vitória - a última foi em abril de 2021. Nos últimos três jogos, são três derrotas. Um histórico amargo num clássico historicamente equilibrado. Em 340 jogos, são 104 vitórias, 103 empates e 133 derrotas. Mas os últimos anos foram determinantes para o rival aumentar a distância. 
Em dois clássicos na temporada, o resultado do Vasco foi positivo. O Gigante da Colina foi derrotado pelo Fluminense por 2 a 0, mas teve uma boa atuação. Já contra o Botafogo, sobrou dentro de campo e venceu pelo mesmo placar. A vitória sobre o Alvinegro foi a primeira da sequência de três seguidas - também derrotou o Trem (4 a 0) pela Copa do Brasil e o Boavista (4 a 1) no Carioca.
AINDA DÁ PARA SONHAR
Em terceiro lugar na Taça Guanabara com 17 pontos, o Vasco ainda luta por dois objetivos. Além de remota chance de ser campeão do turno, ainda tem a disputa pela vantagem do empate na semifinal do Carioca. Os quatro melhores classificados avançam, mas os dois primeiros terão a vantagem do empate e o mando no segundo jogo da semifinal. 
Para ser campeão, o Vasco precisa vencer o Flamengo e Bangu, além de torcer por derrotas de Fluminense e Flamengo nas últimas duas rodadas. O Gigante da Colina tem um confronto direto contra o Rubro-Negro, que ainda enfrenta o Tricolor na última rodada. Com isso, a disputa segue em aberta.