Josh Wander, sócio da 777 PartnersRafael Ribeiro/C.R. Vasco da Gama

O jogo entre Flamengo e Vasco deste domingo é o primeiro desde a promessa de Josh Wander, um dos sócios-fundadores da 777 Partners, de que o Cruz-Maltino não enfrentaria mais o rival em desvantagem no orçamento. Assim, naturalmente, a seguinte pergunta volta à tona: a promessa foi cumprida? Abaixo, O Dia relembra o início da história e traz a resposta para o torcedor.  
INÍCIO
Cabe lembrar que a declaração de Josh Wander foi dada em entrevista ao "ge", em março de 2022. Na ocasião, o estadunidense estava no Rio de Janeiro por conta das tratativas para a compra da SAF do Cruz-Maltino e conversou com o site poucos dias antes do jogo da volta da semifinal do Campeonato Carioca, contra o Flamengo. O Vasco perdeu a partida de ida por 1 a 0 e acabaria, pouco depois, derrotado mais uma vez pelo mesmo placar.
"Encontrei os jogadores ontem, todos estavam muito animados com esse projeto, que vai ser benéfico não só para o Vasco, mas para o futebol brasileiro em geral. Tem uma promessa que eu posso fazer para os torcedores: essa vai ser a última vez na história que o Vasco vai jogar contra o Flamengo com desvantagem no orçamento", afirmou Wander.
COMPARAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Após a confirmação da vaga na elite do futebol brasileiro, o Vasco começou a remontar o elenco. Dessa forma, 13 jogadores chegaram. Foram eles: De Lucca; Robson; Ivan; Paulo Henrique; Andrey Santos; Pedro Raul; Léo; Lucas Piton; Puma Rodríguez; Jair; Luca Orellano; Léo Jardim; e Manuel Capasso.
Os cinco primeiros vieram por empréstimo. Os demais foram comprados e custaram quase R$ 110 milhões.
O Flamengo, que já tem uma base montada, se movimentou menos no mercado, mas gastou mais. A diretoria rubro-negra trouxe apenas Gerson, que estava no Olympique de Marselha, e acertou a compra de Ayrton Lucas, que já estava no cube, mas por empréstimo.
Assim, foram gastos mais de R$ 130 milhões nesta janela de transferências. Além disso, hoje, a folha salarial do Rubro-Negro, naturalmente, ainda é maior do que a do Cruz-Maltino.
VEREDITO
Evidencia-se, então, que a promessa não foi cumprida. Por outro lado, o Vasco já vive outra realidade, montou um time competitivo e começou a diminuir a diferença para o maior rival.
Em tempo: Flamengo e Vasco se enfrentam neste domingo, às 18h10, no Maracanã. A partida é válida pela décima rodada do Campeonato Carioca.