Torcedores sobem pelas grades e invadem o Stade de France para assistir a Liverpool x Real MadridReprodução de vídeo

Menos de um mês depois de admitir culpa na confusão na final da Liga dos Campeões do ano passado, entre Real Madrid e Liverpool, em Paris, a Uefa anunciou que irá reembolsar 19.618 torcedores. A grande maiodira deles tinha ingressos para a partida, mas não conseguiu entrar no Stade de France.
Em nota, a entidade europeia explicou também que grandes parte dos que terão direito ao reembolso são torcedores do clube inglês, que receberá o valor para repassar aos fãs. Os problemas na entrada aconteceram em seis portões de acesso ao estádio.
Com a demora para entrar, muitos invadiram o Stade de France ao pular as grades, o que gerou confusão ainda maior no entorno, com a polícia tendo que agir. Por causa dos problemas, a final teve que ser adiada por cerca de 30 minutos. Ainda assim, muitos torcedores com ingressos ficaram sem conseguir entrar.
"Levamos em consideração um grande número de pontos de vista expressos tanto publicamente quanto privadamente e acreditamos ter elaborado um esquema abrangente e justo. Reconhecemos as experiências negativas daqueles torcedores no dia e com este esquema reembolsaremos os torcedores que foram os mais afetados pelas dificuldades de acesso ao estádio", explicou o secretário-geral da Uefa, Theodore Theodoridis.
Em 13 de fevereiro deste ano, a Uefa divulgou o resultado de um relatório independente que apontou a entidade como a principal culpada pelas falhas graves, ao não identificar e tentar solucionar os problemas antes que a confusão acontecesse.
No fim, 174 pessoas ficaram feriadas e houve 68 prisões, de acordo com a polícia francesa, que também recebeu crítica do relatório por falha no monitoramento das vias de acesso ao estádio.