Governador do Rio, Cláudio Castro se arriscou com uma bola de vôlei após anúncio do Pré-Olímpico masculinoLuis Alvarenga / Governo do Estado do Rio

O Rio de Janeiro receberá um dos torneios Pré-Olímpicos de vôlei. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira durante evento no Palácio Guanabara e o governador do estado, Cláudio Castro, confirmou o Maracanãzinho como palco, e também lançou a cidade como candidata a sede da Copa do Mundo do vôlei de praia em 2025.
Além do Rio, haverá outros dois Pré-Olímpicos de vôlei masculino na China e no Japão. Todos acontecerão entre 30 de setembro e 8 de outubro. O sorteio dos três grupos com oito seleções será na sexta-feira, dia 17, em Lausanne, na Suíça.
A cidade também receberá uma etapa da Liga das Nações de Vôlei tanto masculina quanto feminina, em 2024.
"O governo vai investir, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, R$ 11 milhões para trazer o Pré-Olímpico de vôlei de quadra masculino. Estamos voltando a ter credibilidade e a confiança dos gestores. O Rio está pronto na rede hoteleira, nos serviços e na segurança pública. Ter um campeonato dessa grandiosidade é motivo de orgulho para nós e para todo cidadão fluminense", disse o governador Cláudio Castro.
Também participaram do evento o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, o presidente em exercício da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Radamés Lattari Filho, e o técnico da seleção brasileira de vôlei masculino, Renan Dal Zotto, assim como o levantador Bruninho.
"Ter o Pré-Olímpico de vôlei de quadra masculino no e no Maracanãzinho, local que nos traz as melhores recordações possíveis, como o ouro olímpico de 2016, é motivo de orgulho para todos nós. Além disso, ter a seleção jogando no nosso país e com a nossa torcida nos traz ainda mais motivos para comemorar", disse Bruninho.
Em cada um dos três torneios Pré-Olímpicos, apenas os dois finalistas se garantirão na Olimpíada de Paris-2024.
Já as etapas da Liga das Nações serão em maio e junho de 2024, cerca de um mês antes do início dos Jogos.