Sandro Meira RicciReprodução

Rio - A TV Globo decidiu encerrar a "Central do Apito", quadro em que os comentaristas de arbitragem da casa opinavam sobre lances polêmicos durante os jogos. Com isso, a emissora dará fim a uma tradição de 34 anos de ter ex-árbitros em suas transmissões, iniciada em 1989 por Arnaldo Cezar Coelho. A informação é do portal "Notícias da TV".
Com a decisão do canal, os comentaristas de arbitragem Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo, que são casados, foram demitidos. Paulo César de Oliveira foi mantido, mas também abandonará as transmissões e fará apenas participações em programas da Grupo Globo.
Dois motivos levaram a Globo a colocar um ponto final no quadro: a grande rejeição do público e a inclusão do VAR no futebol. Com a tecnologia, que diminuiu as dúvidas dos telespectadores, a emissora entendeu que a Central do Apito deixava de ter função em transmissões.
Em nota, a TV Globo confirmou o fim da Central do Apito e a demissão do casal Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo:
"Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo não fazem mais parte do time de Esporte da Globo. Nos últimos anos, com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durante os jogos.
Diante desse novo cenário, a Central do Apito deixa de existir durante as transmissões de futebol. As análises sobre arbitragem serão feitas, quando necessário, no conteúdo dos programas esportivos"