Paulo Moura foi o grande campeão na categoria Maior Onda do AnoBeto Noval/Divulgação

O surfista Paulo Moura, especialista em ondas grandes, foi o grande campeão da 5ª edição do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes na cateforia "Maior Onda do Ano", realizado na praia de Naufragados, em Florianópolis-SC. O vencedor celebrou a conquista e dedicou o prêmio à comunidade local.
"Eu queria dizer, especialmente porque eu sou pernambucano, que vocês sempre foram a nossa inspiração no surf! Eu fiquei aqui olhando, segui o caminho da competição e, depois, migrei para as ondas grandes. Hoje, estou podendo pegar ondas no Brasil e no mundo! É bom porque tem o legado que vocês deixaram para a gente e sou muito grato por isso! Queria oferecer esse título, especialmente, para toda a comunidade de Naufragados. Deus abençoe vocês! Essa onda aqui é para vocês, esse título é para vocês", disse.
Já nas categorias Ocyan Onda do Ano Masculino e Feminino, os vencedores foram Guilherme Hilel e Michaela Fragonese, em provas disputadas no Rio de Janeiro. O primeiro se aventurou na Barrinha, em Saquarema, enquanto a segunda enfrentou o swell da praia de Itacoatiara, em Niterói.  
Um dos momentos mais esperados da premiação, a categoria "Melhor Vaca" foi vencida pelo campeão mundial Lucas Chumbo. O destemido surfista encarou uma onda gigante na Laje do Gardenal, nas Ilhas Tijuca, Zona Oeste do Rio, e recebeu o prêmio das mão de Pedro Scooby, referência na modalidade.
Considerada uma das principais premiações do surf nacional, o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes tem como objetivo eleger as melhores e mais impressionantes ondas surfadas no litoral brasileiro através do registro fotográfico e de vídeo. Nesta edição, a competição recebeu 471 inscrições, número recorde.