Charles Leclerc é piloto da Ferrari na Fórmula 1GIUSEPPE CACACE / AFP

Com o futuro de Lewis Hamilton indefinido, a Mercedes já pensa em alternativas para o futuro. O nome de Charles Leclerc, da Ferrari, surge como o favorito nos bastidores da equipe alemã. Em meio aos rumores, o monegasco negou ter conversas com Toto Wolff, chefe da equipe rival, reafirmou o acordo com a escuderia italiana, mas não fechou as portas. 
"Não tive nada no momento. Estou totalmente focado no projeto atual e amo a Ferrari. Sempre foi um sonho estar nessa equipe. Minha prioridade é ser campeão aqui. Não tem nada passando pela minha cabeça", disse o piloto monegasco durante a entrevista coletiva do Grande Prêmio de Baku, no Azerbaijão. 
Leclerc tem contrato com a Ferrari até o fim da temporada de 2024. Dono do maior contrato da história da equipe italiana, o piloto monegasco já deu sinais de insatisfação com as constantes falhas mecânicas dos carros, além de planejamentos ruins durante as corridas - que o prejudicaram na disputa pelo título contra Max Verstappen na última temporada.
A Ferrari, que era considerada uma ameaça para o reinado da Red Bull no último ano, começa a temporada de 2023 em situação pior. Atualmente, a equipe italiana soma 26 pontos e ocupa o quarto lugar no Mundial de Construtores, atrás da Red Bull (123), Aston Martin (65) e Mercedes (56). Já na classificação de pilotos, Leclerc é o décimo com seis pontos, enquanto o companheiro Carlos Sainz soma 20.
Do outro lado, a Mercedes vive a incerteza sobre o futuro de Lewis Hamilton. Embora o heptacampeão tenha desejo de renovar e tentar conquistar o oitavo título da carreira antes de aposentar, ele também tem dado sinais de insatisfação com os erros dos projetos da equipe desde a última temporada - quando adotaram o conceito de sidepods zero. O britânico também deu uma entrevista recente revelando o desejo de correr pela Ferrari antes de encerrar a carreira.
Após quase um mês, a Fórmula 1 volta neste fim de semana com a prova de Baku, no Azerbaijão. Na sexta-feira (28), haverá a classificação para a corrida curta, que será realizada no sábado (29), e não terá mais influência na formação do grid. Já a corrida principal acontecerá no domingo (30), a partir das 8h (de Brasília).