A Ferrari de Charles Leclerc deu fim à hegemonia dos carros da Red Bull e garantiu a primeira pole position nesta temporada no treino classificatório desta sexta-feira (28). Único piloto do grid atual a largar mais de uma vez na frente no GP de Azerbaijão, o monegasco chegou à 19ª pole na carreira e terceira seguida na pista de Baku.
Com o tempo de 1min40s203 Leclerc se garantiu em primeiro lugar na largada de domingo (30), às 8h (de Brasília). Antes, no sábado, ocorrerá os primeiros treino (5h30) e corrida sprint (10h30), num novo formato, sem interferir diretamente na corrida de domingo.
Líder do Mundial de Construtores, Mas Verstappen, da Red Bull, largará em segundo lugar (1min40s391), seguido pelo companheiro de equipe Sergio Pérez (1min40s495).
Como foi o treino
No Q1, o treino teve várias paralisações por bandeira vermelha que totalizaram meia hora, ao todo, devido a problemas com pilotos. Zhou Guanyu, da Alfa Romeo, Nico Hilkenberg e Kevin Magnussem, ambos da Haas, Pierre Gasly, da Alpine, e Nyck De Vries, da AlphaTauri, um dos que bateu (o outro foi Gasly) foram eliminados.
Já no Q2, Geroge Russell,da Mercedes, não conseguiu fazer boa volta e também foi eliminado, em 11º lugar. Por pouco, Lewis Hamilton tam,bém não ficou fora, garantindo a última vaga no Q3. Também caíram nesta etapa: Esteban Ocon (Alpine), Alexander albon (Williams), Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e Logan Sargeant (Williams).
E no Q3, Leclerc e Verstappen mostraram que brigariam pela pole, ao fazerem exatamente o mesmo tempo na primeira volta. Mas o piloto da Ferrari conseguiu melhorar o seu tempo na segunda tentativa, à frente das duas Redb Bulls.
Veja a classificação final do treino:
1º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), 1min40s203
2º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1min40s391
3º - Sergio Pérez (MEX/Red Bull), 1min40s495
4º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), 1min41s016
5º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1min41s177
6º - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), 1min41s253
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.