Fluminense e Vasco empataram em 1 a 1 pelo BrasileirãoMAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Rio - Fluminense e Vasco fizeram um bom jogo na noite do último sábado (6), no Maracanã, que terminou empatado em 1 a 1. Mais do que uma grande disputa dentro de campo, o que se viu foi um belo duelo à parte entre os técnicos Fernando Diniz e Maurício Barbieri, que tiveram papel fundamental no desempenho de suas equipes.
Desde o início, o Vasco mostrou que apostaria em pressionar a saída de bola do Fluminense e, assim, explorar os erros do adversário. Foi o que aconteceu no gol vascaíno, com menos de um minuto de jogo, quando a marcação forte de Alex Teixeira fez o goleiro Fábio falhar e a jogada ser construída para Pedro Raul abrir o placar.
Ao longo de todo primeiro tempo, o Fluminense teve mais a bola, mas o Vasco soube se defender mantendo a marcação bem encaixada, principalmente no meio-campo. Após a partida, o técnico Maurício Barbieri confirmou que a ideia era "sufocar" a construção de jogo do Fluminense.
"Acho que começamos o jogo muito bem, não digo só pelo gol cedo, mas porque foi uma situação estudada e trabalhada de conseguir encaixar essa pressão. Sabíamos o lado pelo qual eles saíam e conseguimos fazer o gol. Depois a gente conseguiu se defender bem, mas não conseguia ligar tanto os contra-ataques no primeiro tempo. É normal, pelo tipo jogo de Fluminense, você acabar tendo que ceder um pouco de espaço a eles e se resguardar um pouco a mais, senão o jogo vira uma loucura", disse Barbieri em coletiva.

Segundo tempo tricolor

Apesar do Vasco ter conseguido sucesso em sua estratégia inicial e fazer uma partida correta até então, o cenário foi outro no segundo tempo. O Gigante da Colina pagou o preço pela alta intensidade na marcação durante a primeira etapa e o cansaço acabou pesando, algo que foi admitido pelo próprio Barbieri. O Cruz-Maltino teve dificuldades para manter o Fluminense longe de seu gol, ainda que conseguisse encaixar alguns contra-ataques.
Pelo lado do Fluminense, os ajustes feitos por Fernando Diniz, somados ao esgotamento dos jogadores cruz-maltinos, acabaram mudando os rumos do clássico. O que se viu nos 45 minutos finais foi um verdadeiro ataque contra defesa, com o clube das Laranjeiras pressionando e buscando o gol a todo momento. E foi justamente dos pés de Lima, que teve sua posição ajustada por Diniz ao longo da partida, que saiu o gol tricolor.
"O Diniz e a comissão foram muito inteligentes. Fizeram uma análise boa do primeiro tempo e promoveram uma mudança no nosso posicionamento, comigo mais aberto, o Marcelo por dentro e o Guga entrando pela direita. Conseguimos fazer o gol e agredir bastante o Vasco. Segundo tempo foi totalmente nosso, só faltou o segundo gol", disse o camisa 45.
O empate só foi mantido no placar graças ao goleiro Léo Jardim, que estava em noite inspirada. O camisa 1 vascaíno fez, pelo menos, três grandes defesas no segundo tempo, que impediram a vitória tricolor no Maracanã.
Com o resultado, o Fluminense chegou aos sete pontos e subiu para o quarto lugar do Brasileirão. Já o Vasco é o oitavo, com cinco. O Tricolor volta a campo na próxima quarta-feira (10), às 21h30 (de Brasília), contra o Cruzeiro, no Mineirão. Já o Cruz-Maltino encara o Coritiba, na quinta (11), às 19h, no Couto Pereira.