Rafaela Silva foi surpreendida pela turca Hasret Bozkurt com dois golpes na luta que durou apenas três minutosReprodução: Twitter/Time Brasil

A campeã olímpica Rafaela Silva foi eliminada do Campeonato Mundial de Judô, que está acontecendo em Doha, no Catar. A judoca bicampeã mundial, em 2013 e 2022, e líder do ranking do peso-leve (até 57kg) perdeu na luta de estreia para a turca Hasret Bozkurt, 61ª do mundo, depois de sofrer dois golpes em apenas três minutos. Após a queda precoce, a brasileira reconheceu o empenho da adversária.
"É um Campeonato Mundial, e isso acontece. Nós vimos outros judocas saindo da competição logo cedo. Eu cheguei como uma das favoritas na competição, e, com certeza, as minhas adversárias me estudaram bastante. Acabei surpreendida em uma luta muito rápida. Até agora não entendi de tão rápida que foi", disse.
Rafaela Silva era uma das favoritas do Mundial não só por ter vencido no ano passado, mas por ter apresentado bons resultados antes do torneio. A atleta, que tinha expectativa de subir no pódio novamente, seguirá em Doha para a disputa por equipes, no dia 14 de maio.
Outra brasileira, Jessica Lima, também foi eliminada no peso-leve. A judoca perdeu nas oitavas de final para a canadense Jessica Klimkait, 3ª do ranking e medalhista olímpica. Antes de ser derrotada, ela venceu a tcheca Vera Zemanova e a kosovar Flaka Loxha.
O Brasil ainda não conseguiu medalhas neste Mundial de Judô. Contudo, terá chances nesta quarta-feira (10) com Ketleyn Quadros e Gabriella Mantena na categoria 63kg, além de Guilherme Schimidt e Eduardo Yudy Santos nos 81kg.