Carlos Sainz liderou o primeiro treino livre em MônacoANDREJ ISAKOVIC / AFP

A Ferrari levou a melhor no primeiro treino livre do GP de Mônaco. Com o tempo de 1m13s372, com pneus médios, o piloto Carlos Sainz anotou a volta mais rápida dos primeiros testes na pista do principado. Já o monegasco Charles Leclerc, que sonha com uma vitória em casa, foi apenas o quinto mais veloz, com o giro de 1m14s093 (+0s721 de diferença para o líder).
Fernando Alonso, da Aston Martin, mostrou que deve mais uma vez brigar por pódio. Terceiro colocado em todas as etapas da temporada, o veterano piloto espanhol foi o segundo mais rápido do primeiro treino livre, com o tempo de 1m13s710 (+0s338). Lewis Hamilton, da Mercedes, anotou o terceiro melhor tempo, com giro de 1m14s035 (+0s663). 
Na pista de Monte Carlo, a Mercedes trouxe a grande novidade entre os carros. A equipe alemã entregou uma atualização de aerodinâmica nos veículos e deu fim ao tão criticado conceito de "zeropods". Enquanto Lewis Hamilton foi o terceiro mais rápido do primeiro treino livre, o piloto George Russell sofreu com aquecimento de pneus e foi apenas o 15º colocado.
Líder do campeonato, a Red Bull Racing escondeu o jogo. Sérgio Pérez foi o mais rápido da equipe, sendo o quarto mais rápido, com o tempo de 1m14s038. Já Max Verstappen reclamou de uma série de problemas no acerto do carro, como a embreagem e a dirigibilidade. O atual bicampeão e líder do mundial foi o sexto mais veloz, com giro de 1m14s244. 
O treino também foi interrompido duas vezes. Nico Hulkenberg, da Haas, rodou na saída do túnel e colidiu na chicane Nouvelle, gerando a primeira bandeira vermelha. Alexander Albon, da Williams, bateu na famosa curva da Sainte-Devoté e causou a segunda bandeira vermelha a três minutos do fim. Como restava pouco tempo, a direção encerrou o treino livre 1.