Jogadores do Flamengo comemoram gol marcado na vitória sobre o VascoPaula Reis / Flamengo

O Flamengo não tomou conhecimento do Vasco e apenas com a produção ofensiva do primeiro tempo goleou por 4 a 1 na noite desta segunda-feira (5), no Maracanã, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pulgar, Gerson, Pedro e Ayrton Lucas marcaram os gols do Fla, e na etapa complementar Jair descontou para os vascaínos.
Com o resultado, o Flamengo chegou aos 16 pontos e subiu para o quinto lugar. Já o Vasco segue com seis pontos e fecha a rodada dentro do Z4, na penúltima colocação, à frente apenas do Coritiba. 
O Fla, agora, volta as atenções para a Libertadores: enfrenta o Racing na quinta-feira (8), às 21h, no Maracanã, pela quinta rodada do Grupo A.
Já o Cruz-Maltino entra em campo apenas no próximo domingo (11), às 16h, para enfrentar o Internacional no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro.

O JOGO

O Vasco até começou melhor o clássico, com mais posse e mais presença na frente, mas esse bom momento durou apenas 13 minutos. Depois disso, o Flamengo entrou no jogo, o Cruz-Maltino sentiu o golpe e a goleada foi construída ainda no primeiro tempo.
Logo aos 14 minutos, Pedro recuperou a posse no campo de ataque e tocou para Arrascaeta. O uruguaio sofreu falta, mas a bola chegou até Pulgar, que acertou um lindo chute no ângulo, sem qualquer chance de defesa para Léo Jardim. Aos 16, o Rubro-Negro ampliou o marcador. Após uma boa troca de passes pelo lado direito, Arrascaeta cruzou na medida para Gerson. Livre de marcação, o Coringa cabeceou firme para fazer o segundo.
Já na reta final de primeiro tempo, o Fla fez mais dois. Aos 42 minutos, Matheus França passou por Puma Rodríguez e tocou para Ayrton Lucas. O lateral finalizou, a bola resvalou em Pedro e entrou. Aos 46, Gerson acionou contra-ataque com Ayrton, que venceu da marcação na velocidade, invadiu a área pelo lado esquerdo, driblou o goleiro e bateu com tranquilidade para balançar as redes. 
Vale destacar que o Vasco teve uma chance de voltar ao jogo quando ainda estava 2 a 0. Perto dos 30 minutos, Pedro Raul mandou uma bola na trave da meta defendia por Matheus Cunha. Quase na sequência, o Flamengo respondeu com Arrascaeta, que carimbou o travessão. 
No retorno para o segundo tempo, o time de Maurício Barbieri se lançou ao ataque para tentar diminuir o prejuízo, enquanto o Flamengo buscava administrar o resultado. Nesse cenário, o Vasco conseguiu o gol. Após ida ao VAR, o árbitro assinalou pênalti de Gerson em Jair. O próprio volante foi para a cobrança e descontou para o Cruz-Maltino, aos 13 minutos.  
Entretanto, apesar do gol relativamente cedo, não houve reação. O Vasco não conseguiu mais levar tanto perigo para Matheus Cunha, e o Rubro-Negro só acelerou jogo em poucos momentos. Dessa forma, o placar se manteve assim até o fim. 
Vasco e Flamengo se enfrentaram no Maracanã - Foto: Daniel RAMALHO/VASCO
Vasco e Flamengo se enfrentaram no MaracanãFoto: Daniel RAMALHO/VASCO

FICHA TÉCNICA

Vasco 1 x 4 Flamengo

Data e Hora: 05/06/2023, às 20h
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)

Cartões amarelos: Alex Teixeira e Capasso (VAS)
Cartões vermelhos: -
Gols: Erick Pulgar (0-1) (14'/1ºT) / Gerson (0-2) (16'/1ºT) / Pedro (0-3) (42'/1ºT) / Ayrton Lucas (0-4) (47'/1ºT) / Jair (1-4) (13'/2ºT)
VASCO (Técnico: Maurício Barbieri)
Léo Jardim; Miranda, Manuel Capasso, Léo; Puma, Galarza (Matheus Carvalho, Intervalo), Jair e Lucas Piton; Luca Orellano (Barros, Intervalo [Zé Gabriel, 21'/2ºT]), Alex Teixeira (Gabriel Pec, 33'/2ºT) e Pedro Raul.
FLAMENGO (Técnico: Jorge Sampaoli)
Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas (Filipe Luís, 35'/2ºT); Thiago Maia (Vidal, 39'/2ºT), Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta (Everton Cebolinha, 35'/2ºT); Matheus França (Victor Hugo, 13'/2ºT) e Pedro.