Momento em que Eduardo Moraes anuncia que Waldemar Lemos é o novo técnico do FlamengoFoto: Divulgação
O documentário também aprofunda o debate sobre as mudanças no Flamengo e no futebol nacional de 2003 até os dias atuais. Naquela época, a modalidade ganhava o status de negócio, e o esporte mais popular do planeta já faturava alto com direitos de transmissão, premiações volumosas e transferências milionárias. Assim, "Por que Waldemar?" explora como o anúncio do treinador foi um ponto de virada na gestão do futebol brasileiro e representou uma ruptura com o passado de amadorismo.
De acordo com a ESPN, o conteúdo terá três camadas principais. São elas: quem é Waldemar; entender como o clube de maior torcida do Brasil chegou ao ponto de anunciar um treinador que ninguém tinha ouvido falar; e a evolução da gestão dos clubes no Brasil, incluindo o modelo de SAFs, que chegou ao país recentemente e já foi implementado por gigantes do futebol, como Botafogo, Cruzeiro e Vasco.
Figura carimbada das transmissões de futebol da emissora, Cícero Mello será um dos principais entrevistados do documentário. O repórter, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, vivenciou este e outros momentos importantes do esporte carioca em primeira mão. Além disso, ele acompanhou de perto toda evolução da modalidade no Rio de Janeiro e mostra aspectos de gestão e organização dos clubes.
"Por que Waldemar?" também contará com nomes reconhecidos nacionalmente e personalidades ligadas à equipe rubro-negra: Waldemar Lemos (treinador); Antônio Tabet (roteirista e humorista); Vampeta (ex-jogador); Edilson “Capetinha” (ex-jogador); Renê Simões (ex-treinador e dirigente); Sandra de Sá (cantora e compositora); Nunes (ídolo do Flamengo); e os ex-presidentes do clube Eduardo Bandeira de Mello, Hélio Ferraz e Edmundo Santos Silva.
A série “Por que Waldemar? Eis a Questão do Futebol Brasileiro” foi escrita e dirigida por Wagner Patti e Mendel Bydlowski. O conteúdo irá ao ar na televisão no dia 14 de outubro, na ESPN, e também ficará disponível on demand no streaming do Star+.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.