Pâmela Rosa e Rayssa Leal brincaram no pódio do Pan de Santiago Alexandre Loureiro/COB

Rayssa Leal conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile. A skatista confirmou o favoritismo e, com um show de manobras, se tornou a primeira campeã pan-americana do skate. Pâmela Rosa puxou a dobradinha, conquistando a prata. O bronze ficou com a americana Paige Heyn.
Rayssa Leal ficou com a pontuação de 236,98 pontos (76,03 como melhor volta + 76,72 e 84,23 nas manobras únicas). Ela liderou durante toda a competição, com apenas a quarta rodada com um erro que foi descartado pela vice-campeã olímpica.
"Foi muito especial essa medalha. Mais um vez representando muito bem o skate feminino e o Brasil. Tava a galera toda. Parecia que eu tava competindo no Brasil. Vai ficar na história, porque é o primeiro campeonato pan-americano de skate. Pra mim, é surreal. Consegui acertar minha manobra, então é só felicidade. Tô muito feliz. Tava dividindo o quarto com a Pam. A gente se aproximou bem mais. Tamo fazendo tudo junto. Menos no banheiro, né!? Mais um campeonato conseguindo dobradinha. Espero que continue assim. O Pan vai todo mundo da seleção brasileira, então é muito divertido", afirmou Rayssa.
Pâmela arriscou e teve dificuldades nas manobras únicas, mas acertou as duas que precisava para chegar à prata. A bicampeã mundial somou 211,34 pontos (73,17 na volta + 60,73 e 77,44 nas manobras únicas). 
Com isso, as skatistas voltam a direcionar seus focos para as Olimpíadas de Paris, que acontece no ano que vem. Os Jogos Pan-Americanos não dá vaga para as Olimpíadas nem pontos para o ranking olímpico. Entretanto, Rayssa e Pâmela estão bem posicionadas na classificação, com a segunda e sétima colocação, respectivamente. Outra brasileira, Gabi Mazetto ocupa a 10ª posição e também está se classificando.