Vini Jr recebeu o Prêmio Sócrates pelo trabalho social de seu instituto Franck Fife / AFP
Vini Jr recebe Prêmio Sócrates por projeto social no Brasil
Atacante, por intermédio de seu instituto, busca ajudar crianças e jovens com inovação na educação
Vini Jr foi o grande vencedor do Prêmio Sócrates, entregue durante a cerimônia do Bola de Ouro, da tradicional revista 'France Football', a jogadores envolvidos em projetos sociais que ajudem a população. O brasileiro do Real Madrid foi o escolhido pelo que o Instituto Vini Jr faz pela educação no Brasil.
"Eu estou muito feliz de receber esse prêmio, de poder ajudar tantas crianças no Brasil e no meu bairro. Sair da favela, de onde eu saí, é muito improvável chegar até aqui. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês", disse Vini Jr, durante o discurso de entrega do prêmio, em Paris.
Ele também falou sobre a luta contra o racismo que vem travando na Espanha e no futebol.
"Eu estou preparado para isso. Para sempre poder falar quando for necessário. Quero pedir para vocês que não parem de lutar. Que as crianças que possam vir, não sofram com isso", afirmou.
O projeto social através do instituto do jogador busca inovar o processo de ensino de crianças e jovens em escolas públicas, além de capacitação de professores para práticas pedagógicas antirracistas. Entre algumas ações está a construção de salas especiais para o ensino de acordo com as práticas de inovação.
Até o momento, foram oito salas em escolas de São Gonçalo, Mesquita e Rio de Janeiro, além de Rio Preto, em Minas Gerais, e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Mais sete serão construídas em Pernambuco e no estado do Rio, e a ideia é que possam atingir até 10 mil estudantes.
Vini Jr concorreu e venceu os projetos sociais capitaneados por Alex Morgan, Asisat Oshoala, Marcus Rashford e do companheiro Antonio Rüdiger.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.