Ronaldo Fenômeno esteve presente e fez um dos gols da última vitória do Brasil sobre a Colômbia em BarranquillaReprodução / Instagram

Em meio a um processo de reconstrução com Fernando Diniz e com o pior início de Eliminatórias da Copa do Mundo, a seleção brasileira precisa acabar com um jejum de 20 anos contra a Colômbia nesta quinta-feira (16), às 21h (de Brasília), em Barranquilla. A última vez que o Brasil derrotou os colombianos jogando em casa foi em 2003, com a base do penta mundial.
Comandada por Ronaldo e Rivaldo, a seleção brasileira venceu por 2 a 1, com gols do Fenômeno e de Kaká, ainda dando os primeiros passos na carreira. Juan Pablo Ángel fez para os colombianos Aristizábal no banco de reservas.
Com oito titulares da Copa de 2002, o Brasil era comandado por Carlos Alberto Parreira, que assumiu no lugar de Felipão e retornou ao esquema 4-4-2. Ronaldo Fenômeno abiu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo e a Colômbia empatou com Ángel aos 38.
Na segunda etapa, Kaká entrou no lugar de Alex aos 14 e um minuto depois, recebeu passe de Ronaldo para soltar uma bomba na entrada da área e garantir a vitória.
Desde então, houve outros três encontros entre as seleções na Colômbia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Foram três empates: 0 a 0 em 2007 e 2021, e 1 a 1 em 2017.
Por outro lado, Colômbia não vence o Brasil há sete jogos. A última vez foi na Copa América de 2015: 1 a 0.

Relembre a escalação da última vitória da Seleção na Colômbia

Brasil: Dida, Cafu, Lúcio, Roque Júnior e Roberto Carlos; Émerson (Renato), Gilberto Silva, Zé Roberto e Alex (Kaká); Ronaldo e Rivaldo (Diego). Técnico: Carlos Alberto Parreira.