Dirigentes da CBF e representantes dos 20 clubes da Série A se reuniram nesta quarta-feira (12) para aprovar mudanças na competição. Entre elas estão a criação de um Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais na Arbitragem, o Sistema de Bolas Múltiplas, a paralisação durante o Mundial de Clubes e a adoção do Protocolo Global de Combate ao Racismo.
"Foi uma reunião de alto nível, todos os pontos abordados foram trabalhados com vocês e estamos sempre de portas abertas", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
O Comitê Consultivo de Arbitragem será formado por especialistas internacionais para avaliar as decisões dos árbitros durante a competição. Entre os integrantes estão o italiano Nicola Rizzoli, árbitro da final do Mundial de 2014, o argentino Néstor Pitana, que apitou a decisão de 2018, e o brasileiro Sandro Meira Ricci, com experiência nas edições de 2014 e 2018.
O comitê fará parte da nova Comissão de Arbitragem, que contará ainda com uma equipe técnica multidisciplinar composta por Rodrigo Cintra, Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.
Outra novidade será a adoção do Sistema de Bolas Múltiplas para aumentar o tempo de bola em jogo. O método, já utilizado na Premier League, distribuirá 16 bolas ao redor do campo, permitindo que os jogadores as peguem diretamente dos suportes. Os gandulas só vão precisar reabastecer esses suportes.
O Protocolo Antirracista da Fifa também será adotado, criado para ser um gesto global contra o racismo, ele consiste em cruzar os braços em X para denunciar atos discriminatórios. Jogadores e oficiais poderão usar o sinal para comunicar qualquer episódio.
Para evitar conflito de datas com o Super Mundial de Clubes da Fifa, que acontece entre 15 de junho e 13 de julho, o campeonato será interrompido durante o período. Quatro times brasileiros representam o país na competição, o Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.