Rio - George Russell vai largar na pole position no GP do Canadá. O piloto britânico da Mercedes superou Max Verstappen, da Red Bull, com o tempo de 1m10s899 — apenas 0s160 mais rápido do que o atual tetracampeão mundial. Oscar Piastri, da McLaren, completou o pódio da classificação, enquanto o seu companheiro Lando Norris ficou apenas em sétimo. A corrida acontece neste domingo (15), às 15h (de Brasília), no Circuito Gilles Villeneuve.
A Mercedes impressionou com o ritmo durante o fim de semana. Russell já havia liderado o segundo treino livre, onde a equipe alemã mostrou um pouco do que poderia esperar sobre o ritmo de corrida. Antonelli também teve bom desempenho e se classificou em quarto lugar, apenas 0s492 atrás do pole position.
Já Verstappen incomodou mais uma vez a McLaren. Oscar Piastri tinha a pole position nas mãos, mas Verstappen foi o primeiro a superá-lo na última volta. Depois, Russell assumiu a liderança geral. Norris, que chegou a liderar o terceiro treino livre, classificou apenas em sétimo lugar e decepcionou mais uma vez no momento decisivo.
A primeira parte da classificação ficou marcada por um incidente com o carro de Alexander Albon, da Williams. A tampa do motor se soltou nos minutos finais, o que gerou uma bandeira vermelha. O japonês Yuki Tsunoda, da Red Bull, fez uma ultrapassagem ilegal em Oscar Piastri, da McLaren, durante a bandeira vermelha, e foi punido com dez posições no grid, além de dois pontos na superlicença.
Já o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, não conseguiu avançar para a segunda parte da classificação e se classificou em 16º lugar. Porém, o piloto de 20 anos ganhou uma posição no grid por causa da punição de Tsunoda, que classificou na 11ª colocação e terá que largar em último por causa da punição por ultrapassar Piastri durante a bandeira vermelha.
Veja o grid do GP do Canadá:
1º - George Russell (Mercedes) 2º - Max Verstappen (Red Bull) 3º - Oscar Piastri (McLaren) 4º - Kimi Antonelli (Mercedes) 5º - Lewis Hamilton (Ferrari) 6º - Fernando Alonso (Aston Martin) 7º - Lando Norris (McLaren) 8º - Charles Leclerc (Ferrari) 9º - Isak Hadjar (Racing Bulls) 10º - Alexander Albon (Williams) 11º - Yuki Tsunoda (Red Bull)* 12º - Franco Colapinto (Alpine) 13º - Nico Hulkenberg (Sauber) 14º - Oliver Bearman (Haas) 15º - Esteban Ocon (Haas) 16º - Gabriel Bortoleto (Sauber) 17º - Carlos Sainz (Williams) 18º - Lance Stroll (Aston Martin) 19º - Liam Lawson (Racing Bulls) 20º - Pierre Gasly (Alpine)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.