Mudryk testou positivo para o uso de Meldonium, substância proibida no futebolJustin Tallis / AFP

Atacante do Chelsea, Mykhailo Mudryk foi acusado de doping pela Federação Inglesa de Futebol (FA) nesta quarta-feira (18). Ele havia testado positivo para o uso de Meldonium, substância proibida no futebol, em dezembro de 2024. Caso seja considerado culpado, o gancho pode ser de quatro anos.
"Podemos confirmar que Mykhailo Mudryk foi acusado de Violações das Regras Antidoping, alegando a presença e/ou uso de uma substância proibida, nos termos dos Regulamentos 3 e 4 do Regulamento Antidoping da FA. Como este é um caso em curso, não estamos em condições de fazer mais comentários neste momento", disse um porta-voz da FA ao jornal inglês 'The Telegraph.
Desde 2016, o Meldonium, medicamento anti-isquêmico e também conhecido como mildronato, passou a ser proibido pela WADA (Agência Mundial Antidopagem). A ex-tenista russa Maria Sharapova também já testou positivo para a substância.
Atualmente, o jogador já enfrenta uma suspensão, mas provisória. A última vez que esteve em campo foi no dia 28 de novembro de 2024, quando marcou um gol em vitória dos Blues pela Liga Conferência. 
Após se destacar pelo Shakhtar Donetsk, Mudryk chegou ao Chelsea em janeiro de 2023. A transferência pode chegar a um valor de 100 milhões de euros (R$ 550 milhões, na cotação da época), sendo 70 milhões fixos e 30 em metas a serem batidas.