Taça do Mundial de Clubes no Cristo Redentor: cidade do Rio é a única com três clubes nas oitavas de finalLucas Merçon / Fluminense

Com a definição dos 16 times que seguem vivos rumo ao título do Mundial de Clubes, o futebol brasileiro é o grande destaque, com quatro representantes: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Além do Brasil, Inglaterra, Itália e Alemanha têm mais de um classificado para as oitavas de final.
E a cidade do Rio, que já era a que tinha mais participantes no torneio, segue em alta: é a única com três nas oitavas de final
Entre outras curiosidades sobre os classificados, chama a atenção o alto número de campeões continentais que foram eliminados. Dos 21 que garantiram vaga pelas conquistas em seus continentes entre 2021 e 2024 (PSG, por exemplo, não entra na conta), restaram apenas nove.
São os quatro brasileiros da Libertadores, Chelsea, Manchester City e Real Madrid, da Liga dos Campeões, assim como Al-Hilal, da Ásia, e Monterrey, da Concacaf.

Argentina e Estados Unidos têm mais eliminados

Dos países com mais de um representante no Mundial de Clubes, a Argentina viu Boca e River Plate serem eliminados na fase de grupos, assim como os Estados Unidos perderam Seattle Sounder e Los Angeles FC, mas seguem com o Inter Miami.
Outros tiveram um eliminado: Portugal (Porto), Espanha (Atlético de Madrid) e México (Pachuca). Mas viram outro clube se classificar.

Representantes de três continentes nas oitavas

Somente a Oceania (Auckland) e a África (Wydad, Mamelodi Sundows, Espérance e Al-Ahly) não tiveram times classificados na fase de grupos.
Ou seja, as oitavas contam com quatro sul-americanos, dois norte-americanos, nove europeus e 1 asiático.

Os classificados por país

4 brasileiros de 4 representantes: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras
1 português de 2: Benfica
2 ingleses de 2: Chelsea e Manchester City
1 saudita de 1: Al-Hilal
1 francês de 1: PSG
1 estadunidense de 3: Inter Miami
2 alemães de 2: Bayern de Munique e Borussia Dortmund
2 italianos de 2 : Juventus e Inter de Milão
1 mexicano de 2: Monterrey
1 espanhol de 1: Real Madrid

Europeus com melhor aproveitamento no Mundial de Clubes

Com 12 representantes, o futebol europeu viu apenas três clubes serem eliminados: Atlético de Madrid, Porto e RB Salzburg. Ainda assim, no desempenho total, os times da Uefa foram melhores que os sul-americanos.
Em 34 jogos, sendo quatro deles entre adversários do mesmo continente, os europeus tiveram 68% de aproveitamento, com 21 vitórias, sete empates e seis derrotas.
os representantes da Conmebol tiveram 53% de aproveitamento, com sete vitórias, oito empates e três derrotas em 18 partidas.