Luana Silva foi vice-campeã da etapa de Saquarema em 2025Divulgação / WSL
Brasil passa em branco em Saquarema pela primeira vez no Circuito Mundial de Surfe
Pela primeira vez desde que entrou no calendário, etapa termina sem campeão brasileiro
Rio - O Brasil atingiu uma marca negativa na etapa de Saquarema em 2025. Pela primeira vez desde que entrou no Circuito Mundial de Surfe (WSL) em 2017, nenhum brasileiro conquistou o título. Luana Silva chegou na final do feminino, mas foi derrotada pela australiana Molly Picklum. Já no masculino, Miguel Pupo obteve o melhor resultado chegando na semifinal.
A etapa de Saquarema entrou no Circuito Mundial em 2017. Desde então, foram seis vitórias de brasileiro em seis edições — não houve evento em 2020 e 2021 por causa da pandemia do coronavírus. Maior vencedor do torneio com três títulos, Filipe Toledo caiu nas oitavas de final para Miguel Pupo — que também eliminou Yago Dora nas quartas.
Últimos dois campeões, Italo Ferreira e Yago Dora não passaram das quartas de final. Yago Dora venceu o australiano Ethan Ewing na final de 2023, enquanto Italo Ferreira venceu o próprio Yago na decisão do ano passado. Já na edição deste ano, a final do masculino foi entre os americanos Cole Houshmand e Griffin Colapinto.
O melhor desempenho dos brasileiros ficou na conta de Luana Silva. A surfista, de 21 anos, precisou disputar a repescagem após perder na abertura para a australiana Molly Picklum e a americana Caroline Marks. Na repescagem, a brasileira surpreendeu com uma vitória sobre a atual campeã Caitlin Simmers, que venceu as etapas de 2023 e 2024.
No mata-mata, Luana Silva voltou a vencer novas campeões mundiais de surfe. Nas quartas de final, passou pela australiana Tyler Wright, primeira campeã de Saquarema e bicampeã mundial. Depois, deu o troco contra Caroline Marks, campeã mundial e medalhista de ouro nos Jogos de Paris 2024. Marks, inclusive, venceu Tati Weston-Webb nas quartas de final, na reedição da final olímpica.
Já na final, Luana Silva foi derrotada pela australiana Molly Picklum, líder do ranking mundial no feminino. Apesar da derrota, a surfista se tornou a primeira brasileira a chegar na decisão desde 2011, quando as mulheres disputaram uma etapa no Brasil pela primeira vez. O vice-campeonato em Saquarema fez Luana Silva subir para o nono lugar no ranking.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.