Vini Jr e Mbappé são destaques do Real MadridAFP
Sindicato de jogadores exige adiamento da estreia do Real por 'questão de saúde'
Primeira rodada do Campeonato Espanhol está prevista para o dia 16 de agosto
Espanha - A Associação Espanhola de Jogadores de Futebol (AFE) quer o adiamento da estreia do Real Madrid na LaLiga, sem contar a posição em que terminará o Mundial de Clubes. De acordo com a AFE, a mudança no calendário visa proteger a saúde dos atletas de um clube considerado "o maior símbolo do Campeonato Espanhol". O sindicato propõe que a rodada inicial seja remarcada para ao menos 11 dias depois.
Divulgado na segunda (30), o calendário prevê a estreia merengue contra o Osasuna para 16 de agosto. Para evitar sobrecarga física dos jogadores, o sindicato fechou um acordo com o Mundial de Clubes e os capitães de Real e Atlético: se os times chegassem à final, prevista para 13 de julho, suas estreias na LaLiga seriam adiadas, garantindo assim um período mínimo de férias.
Com base no Acordo Coletivo de Trabalho, que dá direito aos jogadores 30 dias consecutivos de férias — sendo no mínimo 21 dias contínuos —, a AFE solicitou o adiamento da primeira rodada da LaLiga. O sindicato quer manter o restante do calendário da forma padrão, dando opções de três datas alternativas para a estreia: 27 de agosto, 29 de outubro ou 3 de dezembro.
"A partir de hoje, apenas por uma questão de entendimento, o processo deveria ser adiado e a indústria deveria deixar de ser priorizada em detrimento da saúde dos jogadores. Isso é prejudicial para o Real Madrid, que está na LaLiga. Pode começar mais tarde, porque é um time que representa o máximo do Campeonato Espanhol, e os jogadores agregam valor aos clubes", afirmou a AFE à agências de notícias 'EFE'.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.