Portugal - Morreu nesta terça-feira (5) Jorge Costa, lendário capitão do Porto e atual diretor de futebol profissional do clube. Ele tinha 53 anos e foi vítima de parada cardiorrespiratória.
"O Futebol Clube do Porto manifesta a sua mais profunda tristeza e consternação pelo falecimento de uma figura incontornável da história do Clube. Jorge Costa personificou, ao longo da sua vida, dentro e fora de campo, os valores que definem o FC Porto: entrega, liderança, paixão e um inabalável espírito de conquista. Marcou gerações de adeptos e tornou-se um símbolo maior do Portismo", escreveu o clube, em seu site oficial.
Segundo a imprensa portuguesa, Jorge Costa sofreu a parada cardiorrespiratória no CT do Porto, no Olival. Ele foi assistido de imediato e levado ao Hospital de São João, mas não resistiu.
"Foi graças a Homens como Jorge Costa que o FC Porto se tornou grande. Com ele em campo, os Dragões atingiram o topo da Europa e do Mundo e ganharam tudo o que havia para ganhar: uma Taça Intercontinental, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, oito títulos nacionais, cinco Taças de Portugal e outras tantas Supertaças", disse o clube, em outra publicação.
1 Liga dos Campeões, 1 Taça UEFA, 1 Taça Intercontinental, 8 Campeonatos, 5 Taças de Portugal e 5 Supertaças .
Jorge Costa nasceu em 1971 e iniciou a carreira no FC Foz. Ainda na base, chegou ao Porto. Mais tarde, foi emprestado a Penafiel e Marítimo para ganhar experiência entre os profissionais.
Em 1992, já campeão do Mundial sub-20 com Portugal, retornou aos Dragões. Posteriormente, em 2001/02, defendeu o Charlton Athletic, da Inglaterra.
Na sequência, voltou ao Porto mais uma vez. No total, fez 383 jogos e anotou 25 gols pelos Dragões. Seu último clube foi o Standard Liége, da Bélgica.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.