Sapata deixou o Botafogo e assinou com o RWD Molenbeek, da Bélgica, outro clube de John TextorVítor Silva / Botafogo

Rio - O Esporte Clube Taubaté emitiu uma nota oficial, nesta última terça-feira (5), alegando ter sido lesado financeiramente em transferência gratuita de Sapata do Botafogo ao Rwdm Brussels (antigo Molenbeek). Dono de 30% dos direitos econômicos, o clube paulista esperava ser recompensado por possíveis transações.
O atacante chegou à equipe belga da Eagle Holdings, rede de clubes que era controlada por John Textor, em setembro de 2024, quando assinou um contrato de dois anos. Em nota, o Taubaté critica a estratégia do grupo e pede que "transações não onerosas" sejam regulamentadas e busca "cobrar administrativamente e, se necessário, judicialmente".
"O cenário de multiclubes era incipiente quando efetuadas as transações e, como ocorre até hoje, não há qualquer regulamentação entre as simuladas transações “não onerosas”. O Taubaté não é o primeiro clube a ser lesado", disse o clube paulista em nota.
Ao se destacar na Copa São Paulo de 2022 pelo Taubaté, Sapata foi emprestado ao sub-20 do Glorioso, com opção de compra. Em fevereiro 2023, o direito de adquirir o atleta foi exercido e 70% dos direitos foram comprados pelo Alvinegro por R$300 mil.
Ao todo o atacante fez apenas um jogo e um gol pelo Glorioso. No clube belga, que atualmente disputa a segunda divisão, são 13 partidas, um gol e uma assistência.

Veja a nota completa: