Thomas Müller vai vestir a camisa 13 no Vancouver WhitecapsDivulgação / Vancouver Whitecaps

Vancouver - Thomas Müller foi anunciado nesta quarta-feira (6) como novo jogador do Vancouver Whitecaps, do Canadá. Lenda do Bayern, o atacante assinou com o clube da Major League Soccer (MLS) até o fim de 2025, com opção para se tornar Jogador Designado (DP) - atleta cujo salário excede o limite máximo estabelecido pela liga - em 2026.
"Estou ansioso para chegar em Vancouver e ajudar o time a ganhar títulos. Ouvi coisas muito boas sobre a cidade, mas o mais importante é que venho para vencer", disse Müller ao site oficial do Whitecaps. 
A negociação se arrastou por alguns dias devido a um impasse peculiar. O clube canadense precisava se acertar com o Cincinnati, que possuía os "direitos de descoberta" do alemão. A regra funciona como uma espécie de preferência para uma franquia contratar algum atleta do exterior.
Essa prioridade acontece quando um time registra um jogador em sua lista de descoberta - o limite é de sete nomes. Feito isso, está registrada a intenção de admição.
Porém, isso não impede que outros clubes possam negociar com atleta em questão. E esse foi o caso de Müller. O Vancouver precisou pagar 400 mil dólares (R$ 2,2 milhões) para adquirir seus direitos, através de um mecanismo chamado "dinheiro de alocação geral".
A estrutura consiste em uma quantia que as franquias recebem da MLS para ajudar a equilibrar os salários dos jogadores dentro do teto salarial da liga, evitando um desequilíbrio financeiro e técnico entre as equipes.
Será a primeira experiência de Müller fora do Bayern de Munique. Pelo clube alemão, disputou 756 jogos, fez 250 gols e distribuiu 223 assistências. Além disso, conquistou 13 Campeonatos Alemães; seis Copas da Alemanha; duas Ligas dos Campeões; dois Mundiais de Clubes; oito Supercopas da Alemanha; e duas Supercopas da Uefa