Monica Seles conquistou nove títulos de Grand Slams em sua carreiraPeter Parks/AFP

Rio - Dona de nove títulos em Grand Slams, Monica Seles revelou sua luta contra uma doença autoimune sem cura. A ex-tenista sérvia, que é considerada uma das maiores da história, foi diagnosticada com miastenia gravis há três anos e, desde então, sofre com os efeitos.
A miastenia gravis é uma doença autoimune crônica que causa fraqueza muscular, principalmente nos músculos controlados pela vontade, como os dos olhos, face, deglutição e membros. Monica Seles revelou que sentiu os primeiros sintomas há cinco anos.
"Eu estava jogando com algumas crianças ou familiares e perdia as bola. Eu pensava: 'É, vejo duas bolas'. Esses são obviamente sintomas que você não pode ignorar. Levei um bom tempo para realmente assimilar e falar abertamente sobre isso, porque é uma questão difícil. Isso afeta bastante o meu dia a dia", disse.
Monica Seles conquistou nove títulos de Grand Slams, sendo oito deles até os 19 anos. O primeiro título aconteceu aos 16 anos, em Roland Garros, em 1990. Porém, três anos depois, foi esfaqueada nas costas por um torcedor durante uma partida em Hamburgo.
Na época, Monica Seles se afastou das quadras por um tempo. Ela voltou a conquistar um título de Grand Slam em 1996, na Austrália. Porém, sofreu com as consequências do ataque e encerrou a carreira em 2003. Ao todo, foram 53 títulos e 178 semanas como número 1 do mundo.