João Fonseca é a esperança do Brasil para o futuro no tênisMATTHEW STOCKMAN / AFP
Djokovic exalta João Fonseca: 'Potencial para ser o próximo campeão'
Maior vencedor de Grand Slam na história pede cautela com a joia brasileira
Rio - Maior vencedor de Grand Slam na história, Novak Djokovic exaltou João Fonseca. O tenista sérvio, de 38 anos, rasgou elogios ao brasileiro antes da estreia no US Open e destacou o potencial do jovem para o futuro na modalidade, mas pediu cautela aos fãs.
"(João) Fonseca é um cara legal e um ótimo jogador de tênis. O jogo que ele tem, mesmo sendo jovem, e a maturidade que ele mostrou... Ele tem todo o potencial para ser o próximo campeão, mas dê tempo para ele, um pouco de paciência", disse o sérvio, dono de 24 títulos de Grand Slams.
João Fonseca chamou a atenção após conquistar o título do ATP Next Generation, em dezembro do ano passado. Em 2025, ganhou o Challenger de Camberra e Phoenix, além do ATP de Buenos Aires. O jovem tem o objetivo de terminar a temporada no top 40 do ranking mundial — atualmente está em 44º.
"As pessoas acham que só porque venceu torneios importantes e ganhou de grandes oponentes já vai entrar no top 5 e lutar pelos Grand Slams. Às vezes isso pode acontecer, mas é normal oscilar. Existe muita expectativa, mas isso é algo que ele tem que aprender, entender e usar como vantagem no futuro", afirmou.
Em 2025, João Fonseca passou das estreias de Aberto da Austrália, Roland Garros e Wimbledon. O tenista brasileiro estreia no Aberto dos Estados Unidos na próxima segunda-feira (25), em horário a definir, contra o sérvio Miomir Kecmanovic, que ocupa o 45º lugar no ranking mundial.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.