Fluminense x Botafogo chega a 11 técnicos diferentes em apenas três anos
Clássico Vovô terá pela primeira vez Zubeldía e Davide Ancelotti no comando dos times
Zubeldía e Davide Ancelotti disputam primeiro Fluminense x Botafogo de suas carreiras - Créditos de Marcelo Gonçalves/Fluminense e Vitor Silva/Botafogo
Zubeldía e Davide Ancelotti disputam primeiro Fluminense x Botafogo de suas carreirasCréditos de Marcelo Gonçalves/Fluminense e Vitor Silva/Botafogo
Luís Zubeldia estreia pelo Fluminense contra o Botafogo de Davide Ancelotti, que enfrentará o adversário pela primeira vez, neste domingo (28), no Maracanã, às (16h), pelo Brasileirão. Esse cenário poderia ser apenas uma coincidência pelo momento dos rivais, mas tornou-se algo comum no Clássico Vovô, que já teve nove treinadores no atual período de oito vitórias seguidas do Glorioso sobre o Tricolor.
Com Zubeldía e Davide, o confronto chega a 11 técnicos desde 2023, sendo que nos três jogos disputados em 2025, cada time teve três diferentes.
Diniz e Castro, os únicos que repetiram duelo
Na maior sequência de triunfos de um adversário sobre o outro, são três temporadas em que apenas uma vez dois jogos tiveram os mesmos treinadores no comando: Fernando Diniz e Luís Castro, no Carioca e no turno do Brasileirão daquele ano.
Desde então, são seis clássicos seguidos com ao menos um dos rivais com um técnico diferente. Pelo lado do Fluminense, são menos trocas de profissionais, e Zubeldía será o quarto nome desde 2023.
Além dele e de Diniz, presente em quatro jogos, o Tricolor também foi comandado por Mano Menezes, em dois, e por Renato Gaúcho, no Brasileiro deste ano.
Já o Botafogo chegará ao sétimo profissional diferente à beira do gramado com Davide. Antes dele, Luís Castro ganhou o rival duas vezes, assim como Artur Jorge. O outro português foi Renato Paiva, presente no último clássico
Além deles, os interinos Lucio Flavio, Fábio Matias e Carlos Leiria conquistaram uma vitória cada.
Os últimos técnicos do Clássico Vovô
Botafogo 2x0 Fluminense - Renato Paiva x Renato Gaúcho (Brasileiro/2025)
Botafogo 2x1 Fluminense - Carlos Leiria x Mano Menezes (Carioca/2025)
Fluminense 0x1 Botafogo - Mano Menezes x Artur Jorge (Brasileiro/2024)
Botafogo 1x0 Fluminense - Artur Jorge x Fernando Diniz (Brasileiro/2024)
Fluminense 2x4 Botafogo - Fernando Diniz x Fábio Matias (Carioca/2024)
Fluminense 0x2 Botafogo - Fernando Diniz x Lucio Flavio (Brasileiro/2023)
Botafogo 1x0 Fluminense - Luís Castro x Fernando Diniz (Brasileiro/2023)
Fluminense 0x1 Botafogo - Fernando Diniz x Luís Castro (Carioca/2023)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.