Eduardo PaesErica Martin/Agencia O Dia
Rio passa por vistoria, e Paes mostra otimismo pelo Pan de 2031: ‘Conhecem nossa capacidade’
Prefeito destacou intenção de aproveitar estrutura deixada pela Olimpíada de 2016; Niterói, que será parceira na candidatura, receberá visita na sexta (3)
Rio - A cidade do Rio passou, na tarde desta quarta-feira (1º), por uma vistoria da PanAm Sports, responsável pela organização dos Jogos Pan-Americanos. Representantes da entidade visitaram o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e conheceram as instalações ao lado do prefeito Eduardo Paes e de Rodrigo Neves, prefeito de Niterói. As duas cidades apresentaram candidatura conjunta para sediar o evento em 2031.
Além de Paes e Neves, o presidente da PanAm Sports, o chileno Neven Ilic, e o presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Marco La Porta, estiveram presentes. O grupo esteve em algumas arenas e no Museu Olímpico, recém-inaugurado.
"É uma alegria receber a PanAm Sports aqui. A gente está muito otimista. Essa é uma disputa esportiva, na qual os três níveis de governo estão unidos. Eles conhecem nossa capacidade de entregar grandes eventos, como Jogos Olímpicos e Pan-Americanos, com muita qualidade. É óbvio que um lugar que realizou o Pan de 2007 e as Olimpíadas de 2016 está com as estruturas prontas. Aeroporto, oferta hoteleira e equipamentos esportivos prontos. Eles viram como os Jogos Olímpicos foram importantes como legado. Essa é uma disputa que os governos têm papel de apoio, mas que é uma decisão do mundo esportivo. Vamos a Santiago por essa vitória", disse Eduardo Paes.
Foi apenas o primeiro de um total de três dias de vistorias que serão feitas pela PanAm Sports. Nesta quinta (2), a entidade visitará os bairros de Copacabana, Maracanã, Urca e Deodoro, onde acontecerão disputas. Na sexta, eles estarão em Niterói, local das competições de surfe e vôlei de praia, além do handebol, que deve ter o tradicional Caio Martins como palco. Uma ida ao Museu de Arte Contemporânea também está na programação.
"A candidatura do Brasil é muito bem estruturada. Nós já temos boa parte da estrutura pronta aqui no Rio e em Niterói. Esses Jogos são os Jogos da fusão do Rio de Janeiro com a Guanabara. Vamos ter um legado de infra-estrutura de mobilidade para o Rio de Janeiro. Niterói tem uma vice-prefeita medalhista olímpica e que preside a comissão de atletas da PanAm (a velejadora Isabel Swan), ela tem ajudado muito na preparação. Estamos muito animados para realizar os melhores Jogos Pan-Americanos da história", afirmou Rodrigo Neves.
Neven Ilic, presidente da PanAm, foi contido nas palavras, mas celebrou o primeiro dia de visita ao Brasil.
"Estamos muito contentes, eu e a comissão que me acompanha. É uma honra estar no Rio. A Ideia é confirmar as propostas que nos fizeram em um documento. Vamos olhar com detalhes nestes três dias o que nos prepararam. Não posso falar muito mais porque não é permitido", declarou.
Rio e Niterói têm Assunção, no Paraguai, como principal concorrente pelo Pan de 2031. Recentemente, a capital paraguaia perdeu para Lima, do Peru, para sediar o evento em 2027, mas continuou a campanha visando o torneio seguinte, em 2031. A capital paraguaia foi vistoriada pela PanAm nos últimos três dias. A escolha da sede será divulgada no próximo dia 10, em Santiago, no Chile.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.